Órgãos do corpo humano

Você está aqui:

Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes, sendo responsáveis por realizar funções específicas no organismo. O corpo humano apresenta inúmeros órgãos, reunidos em sistemas, que atuam juntos para o pleno funcionamento do organismo.

São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal.

Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.
Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.

Órgãos do sistema digestório

  • Boca: nesse órgão inicia-se o processo de digestão. Os dentes são responsáveis pela digestão mecânica, cortando e triturando os alimentos. A língua atua movimentando o alimento e misturando-o à saliva, uma secreção constituída por algumas substâncias, como sais e ptialina (uma enzima digestiva), e responsável por umedecer o alimento e iniciar a digestão química.

  • Faringe: é uma região dilatada posterior à boca. Ela apresenta cerca de 13 cm de comprimento em um indivíduo adulto e é responsável por fazer a comunicação entre a cavidade bucal e o esôfago.
  • Esôfago: órgão tubular com cerca de 25 cm de comprimento em um indivíduo adulto e o responsável por conduzir o alimento até o estômago.

  • Estômago: nesse órgão, que tem capacidade de cerca de 2 litros em um indivíduo adulto, ocorre a transformação do bolo alimentar em uma massa denominada de quimo. Essa transformação ocorre pelo processo de digestão química realizado pela enzima pepsina e pelo ácido clorídrico ali presentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Intestino delgado: apresentando cerca de 6 m de comprimento no indivíduo adulto, o intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. Nesse órgão, ocorre a ação de enzimas digestivas e outras substâncias, como a bile. Também ocorre a absorção de água, sais minerais e outros produtos provenientes do processo de digestão.

  • Intestino grosso: apresenta cerca de 1,5 m de comprimento e é dividido em colo, ceco e reto. Dentre as funções do intestino grosso, destacam-se a absorção de água e formação das fezes.

Leia também: Sistema digestório – estrutura, funções, etapas da digestão

Órgãos do sistema tegumentar

  • Pele: é o maior órgão do corpo humano. Formada por duas partes distintas, uma superficial, denominada de epiderme (epitélio de revestimento), e uma interna, denominada de derme (tecido conjuntivo), a pele apresenta as funções de revestimento e proteção contra atritos, perda de água excessiva, ação de micro-organismos, raios ultravioleta, entre outras.

Órgãos do sistema cardiovascular

  • Coração: órgão muscular formado pelo tecido muscular cardíaco e responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo por meio de contrações rítmicas involuntárias.

  • Vasos sanguíneos: estruturas responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo. Elas podem ser de três tipos principais: artérias, responsáveis pelo transporte do sangue do coração para os tecidos; veias, responsáveis pelo transporte do sangue dos tecidos para o coração; capilares, vasos bastante delgados e que apresentam paredes finas, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.

    O sistema cardiovascular permite o transporte do sangue pelo corpo.
    O sistema cardiovascular permite o transporte do sangue pelo corpo.

Acesse também: Artérias, veias e capilares: quais são as diferenças?

Órgãos do sistema urinário

  • Rins: com o formato de um grão de feijão e medindo cerca de 10 centímetros, os rins são órgãos presentes aos pares no organismos humano. Dentre suas funções, podemos destacar a filtração do sangue, eliminando as excretas, regulando o volume de água e formando, assim, a urina.

Os rins são órgãos presentes no sistema urinário e atuam no processo de formação da urina.
Os rins são órgãos presentes no sistema urinário e atuam no processo de formação da urina.
  • Bexiga: é um órgão muscular responsável pelo armazenamento da urina. A bexiga, no indivíduo adulto, tem capacidade de armazenamento de cerca de 700 ml a 800 ml de urina

 

Leia também: Sistema urinário: responsável pela manutenção do equilíbrio interno do corpo

Órgãos do sistema reprodutor

  • Testículos: são as gônadas masculinas e estão presentes aos pares no sistema reprodutor masculino. Eles são responsáveis pela produção de hormônios, como a testosterona, e espermatozoides. Os testículos ficam localizados em uma bolsa externa, denominada bolsa escrotal, que protege os testículos e mantém-nos em uma temperatura mais baixa, não comprometendo, assim, a formação de espermatozoides.

  • Pênis: é o órgão copulador masculino. É constituído pela uretra e três cilindros de tecido erétil, sendo dois laterais, denominados corpos cavernosos, e um ventral, denominado de corpo esponjo. A sua extremidade livre é denominada de glande e é revestida por uma camada de pele denominada de prepúcio.
O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos externos e internos.
O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos externos e internos.
  • Ovários: são as gônadas femininas, estando presentes aos pares no sistema reprodutor feminino. Os ovários são responsáveis pela produção e armazenamento dos ovócitos, bem como pela produção de hormônios, como a progesterona.
  • Útero: é um órgão muscular no qual ocorre o desenvolvimento do bebê. Apresenta formato de pera invertida, sendo sua parte mais larga denominada de fundo do útero e a parte mais estreita, que se abre para a vagina, denominada de cérvice ou colo do útero. É revestido internamente por uma camada altamente vascularizada, denominada de endométrio.

    O sistema reprodutor feminino garante a formação de gametas, a produção de hormônios e o desenvolvimento adequado do bebê.
    O sistema reprodutor feminino garante a formação de gametas, a produção de hormônios e o desenvolvimento adequado do bebê.

    Órgãos do sistema respiratório

  • Laringe: estrutura tubular constituída por cartilagem e tecido conjuntivo fibroelástico. Mede cerca de 5 cm e é responsável pela ligação entre a faringe e a traqueia. Na laringe, estão presentes também as cordas vocais.

  • Pulmões: são estruturas infláveis localizados na cavidade torácica. Nos pulmões, encontram-se os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Em um indivíduo adulto, os pulmões têm capacidade de cerca de seis litros de ar. No entanto, essa capacidade máxima nunca é alcançada. Em uma respiração normal, o organismo troca com o meio apenas cerca de 0,5 litro de ar.

     

No interior dos pulmões, um órgão dos sistema respiratório, estão presentes os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.
No interior dos pulmões, um órgão dos sistema respiratório, estão presentes os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Órgãos do sistema nervoso

  • Cérebro: parte importante do sistema nervoso central, o cérebro apresenta uma superfície externa (córtex), constituída pelos corpos celulares dos neurônios, e uma região interna, onde estão presentes as ramificações dos neurônios. No córtex estão presentes os centros de controle sensorial e motor do organismo. Na sua região ventral, estão presentes os nervos cranianos. Um cérebro adulto pesa cerca de 1.450 g.

  • Medula espinal: apresenta uma região interna, onde estão presentes os corpos celulares dos neurônios, e uma região mais externa, onde estão presentes feixes de fibras que transmitem informações ao cérebro, bem como transmitem as informações que partem dele. Ao longo da medula, também partem nervos espinais, que se ramificam e se ligam a duas cadeias de gânglios nervosos.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados