Veias

Você está aqui:
Veias superficiais, por serem mais aparentes, são utilizadas para aplicação de substâncias intravenosas
Veias superficiais, por serem mais aparentes, são utilizadas para aplicação de substâncias intravenosas

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

As veias são um dos três tipos principais de vasos sanguíneos existentes no corpo humano. Além das veias, encontramos também as artérias e capilares. As veias são tubos que se apresentam cilíndricos quando cheios de sangue e, quando o fluxo sanguíneo é menor, mais elípticas. Como as veias apresentam válvulas que impedem o refluxo sanguíneo, podem apresentar-se algumas vezes nodosas (nodoso: que tem nó).


Características das veias

As veias apresentam a mesma constituição que as artérias, sendo formadas por uma camada externa com tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e elásticas; uma camada média constituída por músculo liso e fibras elásticas; e uma camada interna com células epiteliais achatadas, denominadas de endotélio.

As veias diferenciam-se das artérias por apresentarem menor calibre que estas e por serem encontradas em maior número. As veias apresentam maior calibre que os capilares.

O fato de as veias serem encontradas em maior número que as artérias pode ser explicado porque, mesmo transportando o mesmo fluxo sanguíneo que as artérias, possuem um menor calibre que estas. Esse maior número pode ser observado pelo fato de, geralmente, duas veias acompanharem cada artéria, além de as veias apresentarem um sistema de veias superficiais, não observado nas artérias.


Classificação das veias

As veias podem ser classificadas de duas formas segundo a sua localização:

  • Superficiais: são veias subcutâneas, volumosas e que drenam o sangue da circulação cutânea, além de auxiliarem as veias da circulação profunda. Por causa da localização, tornam-se bastante aparentes, sendo utilizadas para aplicação de substâncias de forma intravenosa, como medicamentos.

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Profundas: são veias localizadas de forma mais profunda que as superficiais e podem ou não acompanhar as artérias. Vale lembrar que as superficiais não acompanham as artérias.

Algumas veias fazem a ligação entre as veias superficiais e profundas. São as veias comunicantes.


Fluxo sanguíneo nas veias

O sangue sempre flui em um único sentido nos vasos sanguíneos. Nas veias, o fluxo sanguíneo ocorre no sentido dos órgãos para o coração, com exceção de veia porta. Para que o fluxo sanguíneo se mantenha, já que a pressão sanguínea diminui à medida que se afasta do coração, os músculos contraem-se, comprimindo as veias e impulsionando o sangue.

Algumas veias, com exceção das veias do cérebro e algumas do pescoço e tronco, apresentam válvulas. Essas válvulas são pregas membranosas presentes na parte interna da veia e apresentam uma parte fixa e uma livre voltada para a direção do coração. Essas válvulas garantem o fluxo sempre no sentido do coração, impedindo seu refluxo.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: