Neurônios

Você está aqui:
Os neurônios são constituídos basicamente por um corpo celular, dendritos e axônio
Os neurônios são constituídos basicamente por um corpo celular, dendritos e axônio

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e constituem cerca de 10% do tecido nervoso.


Constituição dos neurônios

Os neurônios apresentam as seguintes estruturas em sua constituição:

  • Corpo celular ou pericário: região onde se encontra o núcleo (peri = em volta; cario = núcleo) e na qual se concentra o citoplasma;

  • Dendritos: ramificações presentes no corpo celular que recebem os impulsos nervosos;

  • Axônio: prolongamento do neurônio por onde os impulsos nervosos são levados a outro neurônio ou outro tipo de célula. A transmissão desse impulso ocorre na porção final do axônio, denominada de telodendro, por meio dos bulbos terminais, onde se encontram mensageiros químicos. Alguns axônios podem alcançar 1 metro de comprimento.

Muitos axônios são envoltos por células que formam uma estrutura denominada estrato mielínico ou bainha de mielina. Dois tipos de células podem formar o estrato mielínico: os oligodendrócitos e as células de Schwann, ou neurolemócitos. Os oligodendrócitos estão presentes no sistema nervoso central e atuam como isolantes elétricos. As células de Schwann, ou neurolemócitos, produzem substâncias nutritivas. Junto com o axônio, essas células formam a neurofibra ou fibra nervosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Classificação dos neurônios

Os neurônios podem ser classificados de diversas formas. Segundo a sua morfologia, são classificados da seguinte maneira:

  • Bipolares: apresentam um dendrito e um axônio;

  • Multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos. A maioria dos neurônios são multipolares;

  • Pseudounipolares: apresentam apenas um prolongamento, no entanto, este se divide em dois: um se dirige para a periferia, e o outro, para o sistema nervoso central.

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como:

  • Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais;

  • Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos;

  • Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.


Como ocorre a transmissão dos impulsos nervosos?

As informações chegam aos neurônios por meio da sua captação a partir dos órgãos sensoriais, que as enviam à medula ou encéfalo. Nessas regiões, os impulsos nervosos chegam aos neurônios por meio dos dendritos e são transmitidos a outros neurônios, ou outros tipos de células, pelos axônios.

Curtidas

0

Compartilhe: