Bexiga urinária

A bexiga urinária é um órgão que armazena temporariamente a urina produzida pelos rins e, quando se torna cheia, a elimina para o exterior do organismo por meio da micção.
Órgãos do sistema urinário, com destaque para a bexiga.
A bexiga urinária é um órgão que faz parte do sistema urinário.
Imprimir
Texto:
A+
A-

A bexiga urinária é um órgão que faz parte do sistema urinário, assim como os rins, os ureteres e a uretra. Ela é um órgão oco, muscular, que possui como função principal o armazenamento da urina produzida pelos rins. A bexiga urinária armazena entre 200 e 300 ml de urina e, quando se torna cheia, elimina-a do interior do organismo em direção ao ambiente externo por meio do processo de micção.

Leia também: Quais órgãos constituem o corpo humano?

Resumo sobre a bexiga urinária

  • A bexiga urinária é um órgão muscular e oco que faz parte do sistema urinário.
  • Armazena temporariamente a urina produzida pelos rins e, quando se torna cheia, elimina a urina armazenada para o exterior do organismo através da micção.
  • É formada pela região do corpo, onde é armazenada a urina, e do colo, uma região afunilada que se conecta à uretra.
  • Existem distúrbios que estão relacionados à bexiga urinária, como a incontinência urinária e a dificuldade em urinar.

O que é bexiga urinária?

A bexiga urinária é um órgão que faz parte do sistema urinário, assim como os rins, ureteres e a uretra. A bexiga urinária é como uma bolsa muscular, oca e elástica onde desembocam os ureteres, os quais conduzem a urina produzida pelos rins até a bexiga. A bexiga armazena a urina por um determinado período e então a conduz para a uretra, de onde será eliminada para o exterior do organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as funções da bexiga urinária?

A bexiga urinária é um órgão de armazenamento temporário da urina produzida pelos rins, armazenando entre 200 e 300 ml de urina e podendo atingir 800 ml como capacidade máxima de armazenamento. À medida que aumenta a quantidade de urina armazenada pela bexiga, aumenta também a pressão em seu interior. Quando ela se torna cheia, é desencadeado o reflexo de micção, que consiste na eliminação da urina para o exterior do organismo.

Representação de bexiga urinária cheia e vazia.
A bexiga urinária é um órgão de armazenamento da urina produzida pelos rins.

Ao controlar a quantidade de urina armazenada pelo indivíduo, a bexiga urinária também possui função na manutenção da homeostase do organismo, isto é, na manutenção do equilíbrio das funções do organismo e na eliminação de substâncias que não são mais utilizadas pelo corpo, garantindo o funcionamento adequado das atividades corporais.

Leia também: Como a urina é formada?

Anatomia da bexiga urinária

A bexiga urinária está localizada na cavidade pélvica e possui formato de uma bolsa elástica formada por tecido muscular liso, chamado de músculo detrusor. A bexiga urinária é dividida entre a região do corpo e do colo. O colo é a extensão afunilada do corpo da bexiga que se conecta à uretra, enquanto o corpo é a região onde é armazenada a urina.

No assoalho da bexiga é possível visualizar uma região triangular, denominada trígono vesical, onde se encontram os dois óstios dos ureteres direito e esquerdo (região onde os ureteres desembocam na bexiga) e pelo óstio interno da uretra. O óstio interno da uretra é circundado pelo esfíncter interno da uretra, que é a região responsável por controlar o mecanismo de continência urinária. É a partir do relaxamento do esfíncter que a urina armazenada na bexiga é liberada em direção à uretra e direcionada para o ambiente externo.

Anatomia da bexiga urinária.
Anatomia da bexiga urinária.

Importância da bexiga urinária

A bexiga urinária é um órgão essencial do sistema urinário, responsável por armazenar a urina produzida pelos rins, assim como controlar o momento de eliminação da urina para o ambiente externo. Ela atua na liberação de substâncias nocivas para o indivíduo, uma vez que a urina contém os resíduos que foram filtrados pelos rins e que necessitam ser liberados para garantir o equilíbrio químico do organismo. Portanto, a bexiga é extremamente importante para a manutenção da homeostase e controle das atividades do corpo.

Esquema ilustrativo mostra a forma como a bexiga elimina a urina.
A bexiga urinária controla a eliminação de urina pelo corpo.

 

Doenças relacionadas à bexiga urinária

Entre as doenças que acometem a bexiga urinária podemos citar aquelas que geram alterações no processo de enchimento e de esvaziamento da bexiga. A hiperatividade da bexiga urinária, por exemplo, causa contrações involuntárias e excessivas da musculatura da bexiga, o que leva a uma vontade frequente de urinar, até mesmo quando a quantidade de urina armazenada é baixa. Esse quadro pode levar, por exemplo, à incontinência urinária, que causa liberação involuntária da urina em momentos, muitas vezes, inapropriados, o que pode afetar bastante a qualidade de vida da pessoa.

Esquema ilustrativo da hiperatividade da bexiga urinária.
A hiperatividade da bexiga urinária gera vontade de urinar mesmo a bexiga não estando completamente cheia.

Por outro lado, também ocorrem quadros em que existe a diminuição da contratilidade da musculatura da bexiga, o que gera aumento na resistência da saída da urina para a uretra e, consequentemente, uma dificuldade ao urinar.

Fontes

E-DISCIPLINAS USP. Anatomia Macro e Microscópica da Bexiga. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6211310/mod_resource/content/1/Aula%203%20ano-%20Beixa%20Uretra%20Pr%C3%B3stata.pdf.

E-DISCIPLINAS USP. Sistema Urinário: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5383389/mod_resource/content/1/2020%20Urin%C3%A1rio%20-%20FARM%C3%81CIA%20com%20as%20pe%C3%A7as%20anat%C3%B4micas.pdf.

E-DISCIPLINAS USP. Tratamento farmacológico de transtornos do baixo trato urinário. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4127033/mod_resource/content/1/Aula%20BH%202017.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Sistema Urinário. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16213815102012Elementos_de_Anatomia_Humana_Aula_10.pdf.