Sistema reprodutor feminino

Você está aqui:
O gameta feminino (ovócito secundário) é produzido nos ovários
O gameta feminino (ovócito secundário) é produzido nos ovários

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha dos Santos

O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos. Além disso, é nesse sistema que encontramos o útero, órgão em que ocorre o desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Órgãos externos do sistema reprodutor feminino

Os órgãos externos do sistema reprodutor feminino, também chamados de vulva, são os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris.

  • Lábios maiores: São dobras de pele, ricas em tecido adiposo, que protegem e circundam o restante da vulva.

  • Lábios menores: Essas estruturas, que são dobras da mucosa vaginal, delimitam a abertura da vagina e da uretra.

  • Clitóris: É uma estrutura homóloga ao pênis. Também apresenta corpos eréteis, os quais terminam em uma glande clitoridiana e um prepúcio. Durante a excitação sexual, esse órgão se preenche de sangue. É um dos pontos mais sensíveis do corpo da mulher, fato explicado pela grande quantidade de terminações nervosas.

Órgãos internos do sistema reprodutor feminino

O sistema genital feminino apresenta como órgãos internos o ovário, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

Principais órgãos do sistema reprodutor feminino
Principais órgãos do sistema reprodutor feminino

  • Ovários: Os ovários são estruturas em forma de amêndoas que apresentam como função a produção dos gametas femininos (ovócitos secundários) e dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona). Na região cortical do ovário, localizam-se os folículos, os quais são o conjunto formado pelo ovócito e pelas células que o envolvem. O folículo maduro rompe-se e libera o ovócito na ovulação, que acontece em torno do 14º dia de um ciclo de 28 dias. Na ruptura do folículo, forma-se o corpo lúteo que também secreta progesterona e estrógeno.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Tubas uterinas: As tubas uterinas são tubos musculares de cerca de 12 cm de comprimento. Uma das extremidades abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário e a outra porção se abre no interior do útero. A parte que se abre próxima ao ovário possui espécies de prolongamentos denominados de fímbrias. É geralmente nas tubas uterinas que ocorre a fecundação. Contrações peristálticas e cílios presentes nesse órgão auxiliam no transporte do óvulo até o útero.

  • Útero: O útero é um órgão em formato de pera que apresenta três partes principais: o corpo, o fundo e o colo uterino. Sua parede é formada por três camadas: a mais externa é uma camada delgada serosa, a intermediária é o miométrio, formado por músculo liso, e a mais interna é o endométrio. Essa última camada, ricamente vascularizada, é parcialmente eliminada na menstruação. É nesse órgão que o bebê se desenvolve.

  • Vagina: A vagina é um órgão muscular e elástico no qual o pênis é introduzido durante a cópula. Esse órgão conecta o sistema ao exterior e é o local de saída da criança no parto normal.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Curtidas

0

Compartilhe: