Intestino grosso

Você está aqui:
O intestino grosso é um órgão do sistema digestório que tem como função reabsorver água e sais minerais dos alimentos. Ele é dividido em segmentos: ceco, colo e reto.

O intestino grosso corresponde à parte terminal do canal alimentar e é responsável pela reabsorção de água e alguns sais minerais ainda presentes no alimento digerido que ali chega. Ele apresenta 1,5 metro de comprimento e 6,5 centímetros de diâmetro, sendo mais calibroso que o intestino delgado e conectando-se a este por uma junção em forma de “T”.


Divisões do intestino grosso

O intestino grosso é dividido em alguns segmentos:

  • Ceco: é uma bolsa de fundo cego na parte inicial do intestino grosso, correspondendo a um dos braços da junção com o intestino delgado. Ele é de extrema importância para a fermentação do material digerido principalmente pelos animais herbívoros. O ceco apresenta uma extensão, o apêndice vermiforme, que nos herbívoros auxilia na digestão da celulose. Na espécie humana, o apêndice auxilia na imunidade.

Curiosidade: Processos inflamatórios no apêndice são denominados de apendicite e requerem procedimento cirúrgico para a sua retirada, pois ele pode romper-se e disseminar a infecção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Colo ou cólon: apresenta cerca de 1,5 m de comprimento e é dividido em colo ascendente, transverso, descendente e sigmoide. É no colo que ocorre a reabsorção de água e alguns sais minerais.

  • Reto: é a porção final do intestino grosso e que dá acesso ao ânus. Nessa região, as fezes constituídas pelos restos de alimento digerido, restos de células da mucosa digestiva, pigmentos biliares e bactérias ficam armazenadas até sua eliminação pela abertura do esfíncter anal.

No intestino grosso, existe uma comunidade de bactérias não patogênicas que auxiliam no processo da formação das fezes (correspondem a cerca de 1/3 da massa seca das fezes) e da produção de vitaminas do complexo B e vitamina K.

O intestino grosso é a parte terminal do canal alimentar e apresenta-se mais calibroso que o intestino delgado
O intestino grosso é a parte terminal do canal alimentar e apresenta-se mais calibroso que o intestino delgado
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados