Corpo humano

Você está aqui:
O corpo humano é uma máquina fantástica que funciona graças aos vários órgãos e sistemas, que desempenham, de maneira coordenada, diversas funções.

O corpo humano é formado por milhares de células, as quais estão unidas formando tecidos, órgãos e sistemas. Os vários sistemas do corpo humano trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento do organismo como um todo e, consequentemente, nossa sobrevivência.

De uma maneira geral, considerando a célula como unidade funcional e estrutural dos seres vivos e o primeiro nível de organização do organismo, temos os seguintes níveis de organização do corpo humano:

 

Células → Tecidos → Órgãos → Sistemas → Organismo


Leia também: Níveis de organização do corpo humano

Células do corpo humano

As células que formam nosso corpo são chamadas de eucariontes, as quais se diferenciam das células procariontes por apresentarem núcleo delimitado pela membrana nuclear e organelas membranosas, como complexo golgiense, retículo endoplasmático e mitocôndrias.

O corpo humano apresenta uma série de células com diferentes formatos e funções.
O corpo humano apresenta uma série de células com diferentes formatos e funções.

No corpo humano, são encontrados diferentes tipos dessas células, cada qual apresentando adaptações referentes à atividade que desempenha. A seguir, temos algumas células importantes do corpo humano e suas respectivas atividades:

  • Hemácias ou eritrócitos: células anucleadas de formato bicôncavo que atuam no transporte de oxigênio pelo corpo.

  • Leucócitos: células incolores relacionadas com a proteção do organismo contra infecções. Existem diferentes tipos de leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

  • Osteoblastos: células responsáveis por produzirem a parte orgânica da matriz óssea.

  • Osteócitos: células maduras derivadas de osteoblastos encontradas no interior de lacunas na matriz óssea.

  • Osteoclastos: células móveis que atuam na reabsorção do tecido ósseo.

  • Adipócitos: células que armazenam gorduras.

  • Neurônios: células do tecido nervoso que garantem a transmissão dos impulsos nervosos.

  • Células da glia: termo utilizado para designar alguns tipos celulares do sistema nervoso. São chamadas de células da glia: oligodendrócitos, células de Schwann, astrócitos micróglia e células ependimárias.

  • Espermatozoides: gametas masculinos.

  • Ovócito: gameta feminino.

Tecidos do corpo humano

Os tecidos podem ser definidos como um grupo de células semelhantes que atuam juntas desempenhando uma função especializada. No corpo humano, são encontrados quatro tipos básicos de tecidos:

Leia também: Principais tecidos humanos

  • Tecido epitelial: caracteriza-se por ter células justapostas com pouca matriz extracelular. Suas células são responsáveis por revestir superfícies e secretar substâncias.

Tecido com células próximas umas das outras e com pouca matriz extracelular.
Tecido com células próximas umas das outras e com pouca matriz extracelular.

  • Tecido conjuntivo: caracteriza-se por sua grande quantidade de matriz extracelular. São tipos de tecido conjuntivo: tecido sanguíneo, ósseo, cartilaginoso, adiposo e tecido conjuntivo propriamente dito.

  • Tecido muscular: caracteriza-se pela presença de células alongadas com capacidade de contração. Existem três tipos de tecidos musculares: tecido muscular não estriado, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco.

O tecido muscular pode ser dividido em três tipos básicos: tecido muscular não estriado, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco.
O tecido muscular pode ser dividido em três tipos básicos: tecido muscular não estriado, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco.

  • Tecido nervoso: apresenta células capazes de gerar, receber e transmitir impulsos nervosos.

Órgãos do corpo humano

Os vários tecidos do nosso corpo unem-se formando os chamados órgãos, os quais apresentam diferentes funções e estão reunidos em diferentes sistemas. Em alguns casos, um mesmo órgão pode pertencer a mais de um sistema, sendo o caso, por exemplo, do pâncreas. O pâncreas atua tanto na digestão (sistema digestório) quanto na regulação dos níveis de glicose por meio da produção dos hormônios insulina e glucagon (sistema endócrino).

O corpo humano apresenta uma série de órgãos, que estão reunidos em vários sistemas.
O corpo humano apresenta uma série de órgãos, que estão reunidos em vários sistemas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja seguir as características de alguns dos órgãos encontrados no corpo humano:

  • Coração: rico em tecido muscular, é o órgão que bombeia sangue para várias partes do organismo. Desse modo, o coração é fundamental para garantir que oxigênio e nutrientes sejam distribuídos pelo corpo.

O coração é um órgão pertencente ao sistema cardiovascular.
O coração é um órgão pertencente ao sistema cardiovascular.

  • Hipófise: importante glândula do sistema endócrino responsável pela produção do hormônio do crescimento, da prolactina, do hormônio folículo-estimulante, do hormônio luteinizante, do hormônio estimulador da hipófise (TSH) e do hormônio adrenocorticotrófico.

  • Esôfago: tubo muscular que garante que o bolo alimentar siga da boca para o estômago.

  • Estômago: porção dilatada do trato digestório que atua transformando o bolo alimentar em quimo por meio da ação do famoso suco gástrico.

  • Intestino delgado: nesse órgão, observa-se o processo final da digestão de alimentos. Apresenta cerca de 5 metros de comprimento e é responsável por uma grande absorção de nutrientes.

O fígado está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e com produção da bile.
O fígado está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e com produção da bile.

  • Fígado: é o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Esse órgão atua no processamento de substâncias que foram absorvidas no trato digestivo. É o responsável, entre outras funções, pela neutralização e eliminação de substâncias tóxicas. O fígado também é responsável pela produção da bile, uma substância que atua emulsificando as gorduras.

  • Pulmões: órgãos respiratórios formados por milhões de alvéolos, que são pequenos sacos de ar localizados nas pontas dos bronquíolos. É nos alvéolos que ocorrem as chamadas trocas gasosas.

  • Rins: órgãos em formato de grão de feijão encontrados em par no organismo. Nele, é formada a urina.

  • Bexiga: órgão responsável pelo armazenamento da urina, formada nos rins.

  • Útero: órgão do corpo da mulher que apresenta como função abrigar o embrião durante seu desenvolvimento.

Sistemas do corpo humano

Os órgãos presentes no corpo humano estão agrupados em tecidos, os quais atuam garantindo o funcionamento do organismo como um todo. Os principais sistemas do corpo humano são:

Os sistemas do corpo humano são formados por uma série de órgãos que trabalham para realizar uma determinada função.
Os sistemas do corpo humano são formados por uma série de órgãos que trabalham para realizar uma determinada função.

  • Cardiovascular: esse sistema apresenta como função primordial garantir a distribuição de oxigênio e de nutrientes para todas as células do corpo por meio do bombeamento do sangue.

  • Digestório: sistema responsável por garantir o processamento do alimento, retirar desses produtos os nutrientes necessários para nossa sobrevivência e eliminar as partes não aproveitadas.

  • Endócrino: sistema formado pelas glândulas endócrinas, as quais produzem os hormônios, que atuam em diversas atividades do nosso corpo.

  • Esquelético: sistema relacionado com a locomoção do nosso corpo, proteção de órgãos internos, armazenamento de sais, como o cálcio, e produção de células sanguíneas.

  • Excretor: sistema responsável pela produção e eliminação da urina.

  • Muscular: além de estar relacionado com a movimentação do nosso corpo, esse sistema atua na contração de alguns órgãos.

  • Nervoso: sistema responsável por perceber, interpretar e responder a estímulos dos meios interno e externo.

  • Reprodutor: sistema responsável pela pela produção dos hormônios sexuais feminino e masculino e pela produção dos gametas. Além disso, é no sistema reprodutor feminino que o embrião desenvolve-se.

  • Respiratório: sistema que permite a realização das trocas gasosas em nosso corpo, ou seja, que garante a captação de oxigênio e a liberação do gás carbônico.

  • Tegumentar: sistema constituído por pele e seus anexos (pelos, unhas e glândulas). Atua, principalmente, como barreira, evitando a entrada de micro-organismos e a perda excessiva de água.

Leia também: Principais sistemas do corpo humano

O corpo humano é uma máquina perfeita que funciona graças ao trabalho realizado por uma série de órgãos.
O corpo humano é uma máquina perfeita que funciona graças ao trabalho realizado por uma série de órgãos.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados