Cérebro

Você está aqui:
O cérebro é parte constituinte do encéfalo no sistema nervoso central. Em humanos, esse órgão pesa cerca de 1.450 g e é formado por dois hemisférios.

O cérebro é parte constituinte do encéfalo, presente no sistema nervoso central. Esse órgão apresenta áreas responsáveis pela inteligência, linguagem, memória, controle motor, entre outras importantes funções.

O cérebro humano pesa cerca de 1.450 g e é constituído por dois hemisférios (direito e esquerdo), que são ligados por um corpo caloso, constituído por fibras que fazem a associação do centro nervoso dos dois hemisférios. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos (regiões), denominados de frontal, occipital, temporal e parietal, com as seguintes funções:

  • Frontal: relacionado às funções cognitivas, fala, resposta emocional, entre outras;

  • Occipital: relacionado à visão;

  • Temporal: relacionado à audição, olfato, entre outras;

  • Parietal: relacionado com a compreensão da fala, percepção espacial, entre outras.

Constituição do cérebro

  • Córtex cerebral: apresenta inúmeras dobras, denominadas de giros, constituídas pelos corpos celulares dos neurônios, o que lhes confere uma coloração acinzentada (matéria cinzenta). O córtex cerebral está presente na parte mais externa do cérebro.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Região interna: essa região é formada pelas ramificações dos neurônios (matéria branca). Essas ramificações formam uma complexa rede, que constitui as vias por onde os impulsos nervosos percorrem no sistema nervoso central;

  • Núcleo da base: região mais central constituída de matéria cinzenta;

  • Nervos cranianos: são formados por doze pares com funções sensoriais, motoras ou mistas, presentes na parte ventral do cérebro.

Os mamíferos possuem o maior cérebro entre os vertebrados e apresentam um córtex bastante desenvolvido. No córtex cerebral, estão presentes as áreas responsáveis pelos controles sensorial e motor. Assim, podemos observar que os mamíferos são animais inteligentes e que apresentam uma grande capacidade de aprendizado e memória.

O cérebro dos mamíferos é maior entre os vertebrados e apresenta um córtex bem desenvolvido
O cérebro dos mamíferos é maior entre os vertebrados e apresenta um córtex bem desenvolvido
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados