Sistema linfático

O sistema linfático é responsável pela drenagem do líquido intersticial que banha as células para devolvê-lo para a circulação sanguínea. Ele também atua na defesa imunológica.
Representação gráfica do sistema linfático, um dos sistemas do corpo humano.
O sistema linfático é um dos sistemas do corpo humano.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O sistema linfático é o sistema do corpo humano que se caracteriza por uma complexa rede que atua principalmente na regulação dos fluidos corporais, mas também no controle de infecções. Esse sistema também responsável por absorver moléculas lipídicas do organismo.

Leia também: Linfoma — um tipo de câncer que acomete o sistema linfático

Resumo sobre o sistema linfático

  • O sistema linfático é um dos sistemas do corpo humano.
  • É composto pela linfa, pelos vasos linfáticos e pelos linfonodos.
  • Alguns órgãos do sistema imunológico também fazem parte do sistema linfático, como o timo, o baço e as tonsilas.
  • Atua principalmente na drenagem do líquido intersticial que banha as células para devolvê-lo para a circulação sanguínea.
  • Defesa imunológica e combate a infecções também são funções desse sistema, além da absorção de gorduras nos intestinos.
  • Elefantíase e linfedema são doenças causadas por problemas no sistema linfático.

Componentes do sistema linfático

O sistema linfático não possui um órgão específico que movimente a linfa pelo corpo. Desse modo, a circulação linfática depende de outros fatores para ocorrer, como a pulsação das artérias, o movimento de alguns músculos e a pressão exercida pela respiração. De maneira geral, os elementos que constituem o sistema linfático são a linfa, os vasos linfáticos e os linfonodos, que eram chamados de gânglios linfáticos.

A linfa é um líquido responsável pelo sistema imunológico. Os vasos linfáticos são os tubos pelos quais a linfa circula, e os linfonodos são estruturas nas quais a linfa é filtrada e abastecida com anticorpos. Além disso, há órgãos, como o timo, o baço e as tonsilas, que pertencem tanto ao sistema linfático quanto ao sistema imunológico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona e quais são as funções do sistema linfático?

O sistema linfático desempenha diversas funções para proteger o corpo humano e para manter o equilíbrio de fluidos que percorrem todo o organismo. A principal função do sistema linfático é a drenagem do excesso de líquidos do nosso corpo, ele faz a coleta e a drenagem do líquido intersticial que banha as células para devolvê-lo para a circulação sanguínea.

No entanto, existem outras diversas funções que podem ser desempenhadas por esse sistema. Os linfonodos que se encontram presentes nos vasos linfáticos filtram a linfa e retiram moléculas que possam ser patogênicas, realizando o combate das infecções no organismo, ou seja, o sistema linfático também atua em conjunto com o sistema imunológico. Outra função do sistema linfático é a absorção de gorduras nos intestinos, fazendo com que essas partículas não prejudiquem o sistema circulatório.

Veja também: Sistema cardiovascular — o sistema responsável por garantir a circulação de sangue pelo corpo

Doenças do sistema linfático

As doenças que envolvem o sistema linfático estão relacionadas principalmente a processos inflamatórios ou a entupimento dos vasos linfáticos. A seguir veremos as duas doenças mais comuns do sistema linfático.

→ Elefantíase (ou filariose linfática)

Pessoa com inchaço na perna causado por filariose linfática (ou elefantíase), uma doença relacionada ao sistema linfático.
Pessoas com elefantíase sofrem com o inchaço dos membros inferiores.

A elefantíase (ou filariose linfática) é uma doença caracterizada por inflamação que impede a circulação da linfa. Ela é causada por um grupo de organismos conhecidos como filária, que são vermes parasitas que se instalam nos vasos linfáticos, causando uma inflamação que prejudica a circulação da linfa, impedindo-a. A doença pode levar até dez anos para se manifestar e costuma atingir principalmente as pernas, causando grandes inchaços. A filariose é transmitida por mosquitos do gênero Culex, e seu tratamento é feito com o uso de medicamentos.

→ Linfedema (ou edema linfático)

Linfedema (ou edema linfático) é uma doença crônica caracterizada pelo inchaço causado pelo acúmulo de linfa, que ocorre quando o sistema linfático apresenta algum problema e não drena bem os líquidos intersticiais, de modo que eles se acumulam no espaço entre as células. Para o tratamento de linfedemas, é indicada a prática de exercícios físicos moderados, o uso de métodos de contenção elástica (meias de compressão) e a realização de drenagens linfáticas.

Fontes

AMBRÓSIA, Maria. Biologia contextualizada 2. 2 ed. Sucesso Sistema de Ensino, 2021.

TEIXEIRA, Daniel de Azevedo. Fisiologia humana. 2 ed. Unipacto, 2021.