Sistema tegumentar

Você está aqui:
A pele faz parte do sistema tegumentar
A pele faz parte do sistema tegumentar

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

O sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termorregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.

Pele

A pele é o maior órgão do corpo e é responsável por cerca de 16% de todo nosso peso corporal. Ela é formada por duas camadas básicas: a epiderme e a derme. A epiderme é formada por tecido epitelial, e a derme é formada por tecido conjuntivo. Existe ainda a hipoderme, que não é uma camada da pele, e está localizada logo após a derme, garantindo a união entre pele e outros órgãos.

A pele é formada pelas camadas básicas derme e epiderme
A pele é formada pelas camadas básicas derme e epiderme

A epiderme é formada por cinco camadas:

  1. Camada basal: caracteriza-se por ser rica em células-tronco, por isso é também chamada de camada germinativa. É essa camada a principal responsável pela renovação da epiderme. Nela, encontramos ainda os melanócitos, células produtoras de melanina, um pigmento responsável por dar cor à pele e aos pelos.

  2. Camada espinhosa: caracteriza-se pela presença de desmossomos, que garantem a união das células dessa camada. Devido à presença dessas estruturas, observa-se um aspecto espinhoso.

  3. Camada granulosa: tem apenas de três a cinco fileiras de células achatadas e possui grânulos de querato-hialina.

Camadas da epiderme
Camadas da epiderme

  1. Camada lúcida: camada evidente e espessa que é formada por células achatadas e translúcidas. Não possuem núcleo e o citoplasma é rico em queratina.

  2. Camada córnea: Formada por células mortas, anucleadas, achatadas e ricas em queratina. Sua espessura é variável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A derme, como dito anteriormente, é formada por tecido conjuntivo e está entre a epiderme e a hipoderme. Ela está conectada à epiderme por meio de projeções que partem da derme para a epiderme, denominadas de papilas dérmicas, e da epiderme para derme, chamadas de cristas epidérmicas.

Podemos dividir a derme em duas camadas: a derme papilar, onde estão as papilas dérmicas, e a derme reticular, que constitui a parte mais espessa da derme e é formada por tecido conjuntivo denso não modelado. É na derme que estão localizados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas sensoriais, folículos pilosos e glândulas.

Pelos

Pelos são estruturas ricas em queratina que se formam no folículo piloso, uma invaginação da epiderme. Estão presentes em praticamente todo o corpo, apenas não são encontrados nos lábios, na glande, nos pequenos lábios e parte dos grandes lábios e na palma da mão e dos pés.

Unhas

Unhas são placas de queratina que ficam localizadas nas pontas dos dedos. Elas ajudam na proteção dos dedos e na manipulação de objetos.

Glândulas

As glândulas são estruturas responsáveis por produzir secreções. Na pele, podemos destacar duas glândulas: as sudoríparas e as sebáceas. As glândulas sudoríparas são responsáveis por secretar o suor, uma solução aquosa que atua na regulação da temperatura. Seu papel na regulação está no fato de que, ao evaporar, leva ao resfriamento corporal. As glândulas sebáceas, por sua vez, produzem o sebo, que garante a lubrificação da pele e do pelo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: