Aparelho reprodutor feminino

Você está aqui:
O aparelho reprodutor feminino, ou sistema genital feminino, é onde estão localizados os órgãos responsáveis pelo processo de reprodução, como ovários, trompas e útero.

O aparelho reprodutor feminino, ou sistema genital feminino, é onde estão localizados os órgãos responsáveis pelo processo de reprodução. Como funções desse sistema, podemos destacar:

  • Produção e armazenamento dos gametas femininos;

  • Síntese dos hormônios sexuais femininos.

Constituição do sistema reprodutor feminino

1. Constituição externa

A parte externa do aparelho reprodutor feminino, também conhecida como pudendo feminino, ou vulva (nomenclatura antiga), é constituída por:

  • Clitóris: órgão localizado acima da abertura vaginal. É constituído por tecido com grande número de terminações nervosas, sensível a estímulos. É homólogo ao pênis.

  • Grandes lábios: são duas pregas cutâneas, mais externas que os pequenos lábios, revestidas de pelos em sua face mais externa. Recobrem o clitóris;

  • Pequenos lábios: são pregas cutâneas (mais internas que os grandes lábios) não revestidas de pelos e que recobrem a abertura vaginal. Na sua face interna, estão presentes poros de glândulas lubrificantes;

  • Abertura vaginal: abertura externa do canal vaginal. Em mulheres que não tiveram relações sexuais, ele geralmente se apresenta parcialmente fechado por uma membrana, denominada hímen. Em alguns casos raros, essa membrana pode estar ausente.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Constituição interna

Internamente o aparelho reprodutor feminino é constituído por:

  • Vagina: canal muscular elástico. Esse canal é o órgão de cópula e é por ele que o feto passa durante um parto normal;

  • Ovários: estão presentes aos pares. Esses órgãos são responsáveis pela síntese dos hormônios sexuais femininos e dos gametas;

  • Tubas uterinas: pela nomenclatura antiga, eram conhecidas como trompas de Falópio. Assim como os ovários, estão presentes aos pares. Através das trompas, os gametas deslocam-se do ovário em direção ao útero. Nas trompas ocorre a fecundação, e o zigoto é levado ao útero pelos movimentos dos cílios ali presentes e contrações musculares;

  • Útero: órgão muscular onde o bebê fica alojado durante a gestação. Embora apresente cerca de 7,5 centímetros de comprimento, ele é bastante elástico e, durante a gravidez, pode chegar a 35 centímetros de comprimento.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

No aparelho reprodutor feminino, estão localizados os órgãos responsáveis pelo processo de reprodução
No aparelho reprodutor feminino, estão localizados os órgãos responsáveis pelo processo de reprodução
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados