Gametogênese

Você está aqui:
A gametogênese é o processo de produção dos gametas. A produção de gametas masculinos é denominada espermatogênese, e a produção de gametas femininos é denominada ovogênese.

Gametogênese é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos). Os gametas são formados com base em células diploides (2n = 46 cromossomos), por meio dos processos de mitose e meiose, e, assim, constituem a fase haploide (n = 23 cromossomos) do ciclo de vida do ser humano.

Onde ocorre a gametogênese

A gametogênese masculina (espermatogênese) ocorre nos testículos, com a divisão e a maturação celular ocorrendo especificamente dentro dos túbulos seminíferos. Já a gametogênese feminina (ovogênese) ocorre nos ovários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Espermatogênese (gametogênese masculina)

A espermatogênese é o nome dado ao processo de gametogênese no homem. Ainda na vida uterina, os testículos embrionários já apresentam células germinativas que darão origem aos espermatozoides. Pouco antes do início da puberdade, o organismo produz hormônios sexuais masculinos, denominados andrógenos, e as células germinativas formarão as espermatogônias, por meio do processo de divisão celular chamado mitose.

As espermatogônias podem ser classificadas em tipo A e B. As espermatogônias do tipo A, também por meio do processo de mitose, produzem, durante toda a vida do indivíduo, novas espermatogônias. As espermatogônias do tipo B, originadas das espermatogônias do tipo A, por meio do processo de meiose, produzem os espermatócitos.

Os espermatófitos primários (espermatófitos I) são originados na intérfase, por meio do aumento do tamanho da espermatogônia do tipo B e duplicação de seu DNA. Os espermatófitos I passam pelo primeiro processo de divisão meiótica, dando origem aos espermatócitos secundários (espermatófitos II). Os espermatócitos II passam pelo segundo processo de divisão meiótica e dão origem às espermátides.

Cada espermatófito origina quatro espermátides haploides, e essas possuem a metade dos cromossomos presentes nas células diploides anteriores. As espermátides passarão por um processo de amadurecimento e diversas transformações, até se tornarem espermatozoides.

O processo de gametogênese em homens é denominado espermatogênese; em mulheres, é chamado de ovogênese.
O processo de gametogênese em homens é denominado espermatogênese; em mulheres, é chamado de ovogênese.

Ovogênese

O processo de produção de gametas femininos — a ovogênese — inicia-se ainda na vida embrionária, a partir da sétima semana de gestação do embrião feminino, com a produção da ovogônia, com base nas células germinativas e por meio do processo de divisão celular chamado mitose.

Em seguida, as ovogônias passam a entrar no processo de meiose, entretanto, esse processo cessa antes do nascimento, na fase de prófase I. Essas células passam a ser denominadas de ovócitos primários (ovócitos I) e mantêm-se em repouso dentro de uma estrutura constituída por células protetoras, denominadas folículos, já com seu material genético duplicado até a ovulação, fase em que ela completará a primeira divisão meiótica.

A ovulação ocorre em cada ciclo menstrual da mulher. Esses ciclos iniciam-se na puberdade e ocorrem durante toda a vida reprodutiva da mulher, que segue até a menopausa. Em cada ciclo, ocorre a ação do hormônio folículo-estimulante (FSH), estimulando alguns folículos a continuarem seu desenvolvimento. No entanto, apenas um folículo e seu ovócito I completarão seu desenvolvimento em cada ciclo.

O ovócito I terminará a meiose I, dando origem ao ovócito secundário (ovócito II), um corpúsculo polar, e iniciará a meiose II. No entanto, a meiose II ficará em repouso na metáfase II e completará seu desenvolvimento apenas se, após a sua liberação na ovulação, o ovócito II for fecundado por um espermatozoide. Se ocorrer a fecundação, haverá a formação do óvulo e de um segundo corpúsculo polar. Os dois corpúsculos degeneram-se ao final.

O folículo que se rompeu dará origem ao corpo lúteo, que secretará hormônios, como a progesterona, essencial na manutenção de uma possível gestação. Caso o ovócito não seja fertilizado, esse corpo lúteo irá degenerar-se e, como a produção hormonal (que iria auxiliar a manutenção da gravidez), será alterado. Assim, um novo folículo será estimulado, dando origem a um novo ciclo.

No nascimento, os dois ovários, juntos, contêm cerca de dois milhões de ovócitos primários, entretanto apenas cerca de 400 mil a 500 mil completarão o seu desenvolvimento. Acredita-se que as mulheres nasçam com todos os ovócitos primários que terão durante a vida. Entretanto, alguns estudos sugerem que os gametas femininos podem formar-se também durante a vida adulta, com base em células-tronco do próprio organismo.

Leia também: Divisão celular

Mapa Mental: Gametogênese

* Para Baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Diferenças entre espermatogênese e ovogênese

Existem três diferenças básicas entre os processos de espermatogênese e ovogênese. Veja na tabela abaixo:

Espermatogênese

Ovogênese

Os quatro produtos da meiose formam gametas maduros.

O processo de citocinese é desigual e ao final formará apenas uma grande célula. As outras, menores e denominadas corpúsculos polares, degeneram-se.

A produção dos gametas maduros ocorre a partir da puberdade e segue durante toda a vida adulta.

A produção de gametas maduros encerra-se na menopausa, ou seja, por volta dos 50 anos.

A produção dos gametas maduros acontece em sequência contínua.

A produção do gameta maduro apresenta uma sequência com grandes períodos de interrupções.


Exercício sobre gametogênese

Teste seus conhecimentos sobre o tema resolvendo o exercício abaixo:

(Fatec) Os espermatozoides são células muito ativas, com enorme capacidade de movimentação. Durante sua formação (espermatogênese), ocorrem várias fases diferentes, cuja sequência é:

a) espermatogônia, espermátide, espermatócito I, espermatócito II e espermatozoide;

b) espermátide, espermatócito I, espermatócito II, espermatogônia e espermatozoide;

c) espermatócito I, espermatócito II, espermátide, espermatogônia e espermatozoide;

d) espermatócito I, espermatócito II, espermatogônia, espermátide e espermatozoide;

e) espermatogônia, espermatócito I, espermatócito II, espermátide e espermatozoide.

Resolução: letra e.

Gametogênese é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos).
Gametogênese é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos).
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados