Ovários

Você está aqui:

Os ovários são estruturas presentes no sistema reprodutor feminino e localizados, um de cada lado, na região pélvica, comunicando-se com o útero através das tubas uterinas. Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, estrogênios e progestinas, além da formação e do armazenamento dos gametas femininos. O processo de produção do gameta feminino é denominado ovogênese ou ovulogênese e tem início ainda na fase embrionária do indivíduo.

Muitas mulheres em idade reprodutiva podem ser afetadas por uma doença endócrina denominada Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Ela pode acarretar no ganho de peso, alterações no ciclo menstrual e até infertilidade da mulher. O tratamento pode ser realizado com uso de hormônios e até mesmo procedimento cirúrgico.

Acesse também: Sistema reprodutor – funções e diferenças entre o masculino e o feminino

Os ovários são responsáveis pela produção de hormônios sexuais, além da produção e do armazenamento de gametas.
Os ovários são responsáveis pela produção de hormônios sexuais, além da produção e do armazenamento de gametas.

Características dos ovários

Os ovários estão localizados na região pélvica, sendo encontrados um de cada lado, sustentados por ligamentos, e comunicam-se com o útero através das tubas uterinas. Normalmente apresentam cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura e o formato de amêndoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ovário apresenta uma região mais interna, denominada medular, constituída por tecido conjuntivo; em seguida, apresenta uma camada, na qual estão presentes os folículos (oócito envolto por células auxiliares que atuam em sua nutrição e proteção), denominada região cortical; já a sua superfície é revestida por tecido epitelial pavimentoso ou cúbico simples, denominado epitélio germinativo, o qual fica sobre uma camada de tecido conjuntivo denso, chamada de túnica albugínea.

Os ovários estão presentes no sistema reprodutor feminino e comunicam-se com o útero através das tubas uterinas.
Os ovários estão presentes no sistema reprodutor feminino e comunicam-se com o útero através das tubas uterinas.

Funções dos ovários

Os ovários são órgãos presentes no sistema reprodutor feminino e responsáveis tanto pela produção quanto pelo armazenamento dos gametas por meio de um processo denominado ovulogênese. Além disso, os ovários atuam como glândulas endócrinas, sendo responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, estrogênios e progestinas.

Leia também: Tipos de glândulas – quais são e quais são suas funções?

Ovogênese

O processo de formação do gameta feminino, ovócito secundário ou oócito secundário, é denominado de ovogênese ou ovulogênese e inicia-se ainda no período embrionário. Embora se inicie ainda nessa fase, o gameta só completará o seu desenvolvimento anos depois, a partir do momento em que a mulher chegar à puberdade.

Os ovócitos primários ficam localizados em milhares de estruturas denominadas de folículos, sendo que na puberdade esse número reduz-se a cerca de 400. A partir da puberdade, a cada mês um desses folículos amadurece, o ovócito primário completa a meiose I e inicia-se a segunda divisão meiótica, parando na metáfase.

Nessa última fase, o folículo tem seu volume aumentado e apresenta-se como uma cavidade cheia de um líquido rico em substâncias como proteínas e hormônios. Esse folículo acaba rompendo-se e expulsando o agora denominado ovócito secundário para a tuba uterina, num processo denominado ovulação. Esse processo ocorre durante toda a idade fértil da mulher, a qual se encerra na menopausa.

Nas tubas uterinas, esse ovócito secundário pode ser fecundado por um espermatozoide e, posteriormente, o zigoto formado fixa-se no útero. Se isso ocorrer, o tecido de cicatrização formado no local de rompimento do folículo, denominado corpo lúteo, passa a produzir progesterona, o qual ajuda na manutenção da gravidez. Se não houver a fecundação e implementação do zigoto no útero, o corpo lúteo degenera-se.

Leia também: Gametogênese - processo de formação dos gametas

Hormônios produzidos pelos ovários

Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, são eles:

  • Estrogênios: entre esses hormônios, o mais importante é o estradiol. Os estrogênios são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, atuando também na fase folicular do ciclo menstrual.
  • Progestinas: entre esses hormônios, o mais importante é a progesterona. Esses hormônios são responsáveis pela preparação do útero para a gravidez, estimulando o crescimento do endométrio, e das mamas, para a lactação. Ele atua na fase lútea do ciclo menstrual.

Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma doença endócrina que afeta de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Embora não haja uma causa específica, geralmente ela ocorre devido à hipófise estimular uma produção excessiva de hormônios masculinos pelo organismo. É observado também que muitas mulheres que desenvolvem essa síndrome apresentam resistência à insulina.

A Síndrome do Ovário Policístico afeta até 10% das mulheres em idade reprodutiva.
A Síndrome do Ovário Policístico afeta até 10% das mulheres em idade reprodutiva.

Dentre os sintomas da SOP, podemos citar:

  • ciclo menstrual irregular
  • dificuldade para engravidar
  • acne, ganho de peso
  • crescimento de pelos no rosto, seios e abdome

Os ovários apresentam-se com volume aumentado, e múltiplos cistos podem ser observados na periferia do córtex. O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como a ultrassom. O tratamento pode ser realizado com a utilização de hormônios e até mesmo procedimento cirúrgico. Hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, são grandes aliados do tratamento.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados