Água

Você está aqui:
A água é o elemento natural responsável pela existência de vida na Terra, compõe não só a camada da Terra conhecida como hidrosfera mas também o corpo humano.

A água é um elemento natural que compõe não só o planeta Terra, constituindo a hidrosfera, mas também o corpo humano, sendo, portanto, essencial à existência e à manutenção da vida. Encontrada nos três estados físicos, a água está presente em oceanos, mares, rios, lagos, geleiras e também em reservas subterrâneas.

Ela é essencial para praticamente todas as atividades exercidas pelo ser humano, seja nos setores da economia, como a produção agrícola e industrial, seja na atuação como solvente universal. Contudo, o desperdício e o uso irracional da água têm provocado sua falta em diversas regiões do mundo, sendo essa uma das maiores preocupações do século.

Conceito

Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Água potável

A água potável é definida pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.469, como sendo: “água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde”.

Portanto, é a água que pode ser consumida quando atende aos requisitos necessários que garantam a segurança e o bem estar de quem a utiliza. Para ser considerada potável, é preciso ser inodora, incolor e insípida, bem como não apresentar organismos patogênicos capazes de provocar doenças.

Água no planeta

A água no planeta não é distribuída uniformemente, variando de acordo com as regiões e a existência dos ecossistemas.
A água no planeta não é distribuída uniformemente, variando de acordo com as regiões e a existência dos ecossistemas.

O planeta Terra é composto por uma extensa massa de água que compreende os oceanos, os mares e as águas existentes nos continentes, totalizando em, aproximadamente, 1,4 bilhão de km3.

A Terra é conhecida como “Planeta Água” por ter cerca de 71% da sua superfície coberta por água em estado líquido. Desse total, 97,5% da água disponível são salgadas e impróprias para consumo. Somente 2,5% da água disponível são doces. A água salgada é encontrada nos oceanos e mares, e a água doce é encontrada em rios, lagos, geleiras, neves eternas e reservas subterrâneas.

A água no planeta não se distribui entre as regiões homogeneamente. Sua distribuição varia conforme inúmeros fatores, como localização, características físicas, clima, presença de ecossistemas, entre outros.

A água doce tem maior disponibilidade no continente americano, segundo a Agência Nacional das Águas. Do total disponível no mundo, 39,6% estão nesse continente. O continente com menor disponibilidade de água é a Oceania, concentrando cerca de 3,9%.

Leia também: Dicas para economizar água

Ciclo

O ciclo da água é responsável pela manutenção do volume de água na Terra.
O ciclo da água é responsável pela manutenção do volume de água na Terra.

O ciclo hidrológico é responsável por manter o volume da água no planeta, sendo definido como a circulação da água, em seus três estados físicos, entre a superfície e a atmosfera. Como ele acontece?

As águas continentais encontradas no estado líquido sofrem o processo de evaporação devido à ação do Sol, que incide os raios solares, provocando a evaporação. O vapor que se forma eleva-se à atmosfera formando então as nuvens. Essas, carregadas de umidade, precipitam-se como chuva, neve ou granizo. Depois disso, a água retorna à superfície terrestre. Ao longo desse processo, parte dessa água evapora antes mesmo de atingir o solo; parte reabastece oceanos, mares, rios e lagos; parte infiltra-se no solo abastecendo as reservas subterrâneas de água. Então, o ciclo reinicia-se.

Para saber mais sobre, acesse: Ciclo da Água

Usos

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a água pode ser utilizada de duas formas:

Uso consuntivo

Uso não consuntivo

A água é utilizada diretamente para abastecimento das pessoas, dessedentação de animais, irrigação das produções agrícolas etc. Esse tipo de uso afeta a quantidade de água disponível no planeta.

A água é utilizada indiretamente para atividades de lazer, navegação, geração de energia etc. Esse tipo de uso afeta a qualidade da água disponível.


Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura revelam que cerca de 70% do consumo de água disponível no mundo são para o setor agrícola. A indústria é responsável por cerca de 22% do consumo, e o abastecimento doméstico, cerca de 8%, segundo o Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, aproximadamente 60% da água consumida são voltados para viabilizar a produção agrícola. O setor industrial consome cerca de 17%, enquanto apenas 9% são voltados ao abastecimento doméstico.

Água no Brasil

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é água. O país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, contando com, aproximadamente, 12% do total mundial. A região com maior disponibilidade de água no Brasil é a região Norte, concentrando cerca de 68% das reservas de água. A região Nordeste é a que mais sofre com a falta do recurso, concentrando apenas 3% dos recursos hídricos.

Essa grande disponibilidade de água é acompanhada também de um enorme volume desperdiçado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 20% a 60% da água, variando nas regiões, são desperdiçados ao longo da distribuição, demonstrando falha nos sistemas de abastecimento do país. Os hábitos da população também reforçam o desperdício, especialmente em atividades de uso pessoal e de limpeza.

Molécula de água

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio ligados por meio de ligações covalentes. A fórmula da água é H2O, e sua forma é parecida com um V. A molécula da água é polar, e o hidrogênio positivo de uma molécula é atraído pelo oxigênio negativo de outra, formando as chamadas ligações de hidrogênio.

A molécula de água apresenta dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
A molécula de água apresenta dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Na forma líquida, as ligações de hidrogênio estabelecidas entre as moléculas são frágeis, sendo constante a formação e a ruptura dessas ligações. Essa característica é responsável pela fluidez da água. Na forma sólida, as ligações apresentam-se de forma mais rígida, e, no estado gasoso, não ocorre grande agregação de moléculas de água.

Funções no corpo humano

Como sabemos, a água é essencial para a existência da vida em nosso planeta. Todos os seres vivos dependem da água de alguma maneira, incluindo os seres humanos. A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo e é o constituinte mais abundante do nosso organismo, sendo o corpo humano composto por cerca de 70% água. Essa substância está em maior quantidade em pessoas magras, sendo encontrada uma menor porcentagem em pessoas obesas.

O corpo humano apresenta cerca de 70% de água.
O corpo humano apresenta cerca de 70% de água.

Veja, a seguir, um quadro com as principais atividades desempenhadas pela água no corpo humano:

Papel da água no nosso organismo

Transporte de substâncias

A água é um dos principais componentes do plasma sanguíneo, e é pelo plasma que vários nutrientes conseguem chegar até as células.

Meio para reações químicas

Muitas reações químicas só ocorrem em meio aquoso.

Proteção

A água está presente, por exemplo, no líquido amniótico que protege o feto no interior do útero. Além disso, está presente também nas nossas lágrimas, que protegem os olhos, e no líquido cefalorraquidiano, que atua na proteção do sistema nervoso central.

Lubrificante

A água está presente, por exemplo, no líquido sinovial, que está localizado nas articulações. Esse líquido funciona como um lubrificante, evitando o atrito entre os ossos.

Regulação da temperatura do nosso corpo

A água está presente no suor, nas substâncias que atuam na termorregulação do nosso corpo. Em dias muito quentes ou quando praticamos atividades físicas, é comum a liberação do suor. Sua evaporação faz com que o calor do corpo  dissipe-se.

Eliminação de resíduos

A água faz parte da urina, a qual possui substâncias que estavam em excesso no corpo e produtos residuais do metabolismo.

Percebe-se, portanto, que a água é necessária todo o tempo no nosso organismo, e, devido à incapacidade de armazená-la, devemos frequentemente repô-la. Vale destacar que nosso corpo perde água de diferentes formas, tais como pelo suor, pela urina, pelas fezes e pelo processo de respiração.

Quantidade de água que deve ser ingerida diariamente

Devemos ingerir água diariamente para que nosso copo funcione de maneira harmoniosa. A falta de água pode levar um indivíduo à morte em menos de uma semana, diferentemente da falta de comida, que só leva uma pessoa à morte em cerca de 30 dias. Diante da importância da água, qual seria a quantidade ideal a ser ingerida diariamente?

Sem água, podemos morrer em menos de uma semana.
Sem água, podemos morrer em menos de uma semana.

A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam ingeridos pelo menos dois litros de água todos os dias. Sendo essa recomendação aumentada quando os dias estão muito quentes ou quando o indivíduo pratica atividade física. Vale salientar que alguns profissionais destacam que o ideal é que sejam ingeridos 35 ml de água por quilograma de peso, por dia. Ou seja:

Litros de água diários = 35 x peso

Utilizando o cálculo acima, podemos concluir que, por exemplo, uma pessoa que apresenta 60 kg terá que consumir 2100 ml de água, ou seja, um pouco mais de dois litros. Para saber mais detalhes sobre o tema, acesse este conteúdo específico e bem detalhado: Qual é a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente?

Doenças relacionadas com a água

A água é essencial para nossa sobrevivência, porém, muitas vezes, ela também está relacionada com o desenvolvimento de doenças. Veja, a seguir, algumas situações em que a água pode relacionar-se com doenças:

Dengue, zika e chikungunya estão relacionadas com a água, pois seus vetores colocam seus ovos na água e suas larvas desenvolvem-se nesse ambiente.

  • Doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada: Quando ingerimos água contaminada por algum organismo patogênico, podemos desenvolver algumas doenças. Entre as enfermidades relacionadas com a ingestão de água contaminada, podemos citar: giardíase, rotavirose, amebíase, cólera e hepatite A.

  • Doenças relacionadas com o contato com água contaminada: Algumas doenças relacionadas com a água não necessitam de ingestão dessa substância, bastando o simples contato. Entre as doenças que são transmitidas pelo contato com água contaminada, podemos citar: leptospirose e esquistossomose.

  • Doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem no ambiente aquático: Alguns vetores (agente responsável por transmissão do agente causador da doença) desenvolvem-se na água, sendo necessária atenção com a água parada. Os mosquitos vetores de algumas doenças conhecidas, como zika, malária e dengue, apresentam parte do seu desenvolvimento nesse ambiente.

  • Doenças relacionadas com falta de água, falta de tratamento de esgoto e higiene precária: A falta de água relaciona-se diretamente com uma higiene deficiente e com o surgimento de doenças. A falta de esgoto também pode ser responsável por favorecer a transmissão de doenças, como verminoses.

De uma maneira geral, podemos evitar as doenças relacionadas com a água com atitudes muito simples, tais como:

  • lavar sempre as mãos, principalmente antes e depois de ir ao banheiro e quando for manipular alimentos;

  • lavar bem os alimentos;

  • beber apenas água tratada, filtrada ou fervida;

  • não banhar em locais que possam estar contaminados;

  • evitar exposição à água de enchentes;

  • cuidar para evitar a proliferação de vetores, não deixando, por exemplo, água acumulada em pneus e garrafas.

Para ver mais sobre, acesse: Doenças relacionadas com a água

A água é um elemento natural abundante na Terra que é encontrado em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido.
A água é um elemento natural abundante na Terra que é encontrado em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido.
Por Vanessa Sardinha dos Santos , Rafaela Sousa

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados