Síndrome do intestino irritável (SII)

Você está aqui:
Síndrome do intestino irritável é um conjunto de sintomas dentre os quais destacam-se a dor e o desconforto abdominal e a alteração de hábito intestinal.
Pessoa com mãos na região do abdome e representação gráfica de dor no intestino.
A síndrome do intestino irritável pode provocar desconforto abdominal.

Síndrome do intestino irritável (SII) é um problema de saúde que não apresenta causa conhecida, entretanto, sabe-se que ansiedade, estresse e alguns tipos de alimentos podem desencadear o início dos seus sintomas.

A SII caracteriza-se por provocar alteração de hábito intestinal e dor e desconforto abdominal. Pessoas com o problema podem apresentar quadros alternados de diarreia e constipação. Para diagnosticar o problema, não há exames específicos, portanto a SII é diagnosticada por meio da análise dos sintomas e exclusão de outros problemas gastrointestinais. O tratamento da SII é feito, basicamente, com mudanças nos hábitos do indivíduo.

Saiba mais: Intestino delgado — responsável pela absorção de nutrientes e água

O que é a síndrome do intestino irritável?

Síndrome do intestino irritável (SII) é um conjunto de sintomas que acometem a região intestinal na ausência de causas orgânicas detectáveis. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de dor e desconforto abdominal associados a uma mudança de hábito intestinal. O paciente com SII apresenta ainda constipação, diarreia ou uma combinação desses dois sintomas de maneira alternada.

Considerada uma doença crônica, a SII apresenta diagnóstico tardio. Muitas vezes, a pessoa tem a síndrome, porém a semelhança com outros problemas gastrointestinais acaba atrasando o diagnóstico. É importante destacar ainda que os sintomas podem persistir por meses, o que acaba impactando negativamente a qualidade de vida da pessoa. A SII pode se sobrepor ou evoluir para outros transtornos gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico e a constipação funcional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A SII pode acometer tanto homens quanto mulheres, entretanto ocorre com mais frequência no sexo feminino. Além disso, pode ocorrer em todas as faixas de idade.

Causas da síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um problema de saúde que não apresenta causa específica determinada. Segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, “admite-se que seja um distúrbio multifatorial relacionado com alterações neurológicas diretamente relacionadas ao intestino”. Além disso, a entidade enfatiza que é possível que ocorra uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas, que se agrava devido à alimentação. Além disso, alterações psicossomáticas, como o estresse, podem preceder o início dos sintomas.

Sintomas da síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) leva ao desenvolvimento de sintomas que persistem por um longo período. Eles podem aparecer em episódios e também variar de um indivíduo para outro. Dentre os sintomas, podemos citar:

  • dor e desconforto abdominal;

  • mudança do hábito intestinal;

  • constipação, diarreia ou combinação de ambos alternadamente;

  • sensação de inflamação abdominal;

  • sensação de evacuação incompleta;

  • melhora da dor após evacuar;

  • flatulências;

  • tenesmo (vontade intensa de evacuar, mesmo que no intestino não haja fezes).

Veja também: Sistema digestório — formado por órgãos como boca, faringe, estômago e intestinos

Diagnóstico da síndrome do intestino irritável

Para diagnosticar a síndrome do intestino irritável (SII), o profissional analisará os sintomas do paciente, bem como o seu histórico familiar. O caso suspeito é considerado quando os sintomas já ocorrem por pelo menos seis meses e estão presentes durante os últimos três meses.

Não há, até o momento, exames específicos que comprovem a SII, porém a realização de exames pode descartar outros problemas de saúde. Desse modo, exames são importantes para que ocorra um diagnóstico por exclusão, uma vez que os sintomas da SII são semelhantes a de vários problemas gastrointestinais.

Tratamento da síndrome do intestino irritável

Nutricionista conversando com paciente.
A mudança na dieta da pessoa com SII é fundamental, portanto o(a) nutricionista é um(a) profissional importante para auxiliar o tratamento.

Como salientado anteriormente, até o momento não se conhece uma causa específica para a síndrome do intestino irritável, o que dificulta o desenvolvimento de um tratamento específico. Atualmente, a SII é tratada com mudanças nos hábitos do paciente, com uma adequação da dieta e também com a adoção de prática de atividades físicas. Em relação à dieta, recomenda-se uma alimentação com baixa ingestão de FODMAPs (sigla em inglês utilizada para indicar: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis).

Em alguns casos, o médico recomendará o uso de probióticos, determinados medicamentos e tratamento psicológico, uma vez que a síndrome associa-se, por exemplo, com o estresse. A Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia destaca que a SII é uma doença benigna e com boa evolução, desde que um tratamento adequado seja feito.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados