Diferença entre mitose e meiose

Você está aqui:

A mitose e a meiose são processos de divisão celular, uma importante etapa do ciclo celular. Este é o ciclo de vida da célula, o qual é iniciado assim que a célula se forma e terminado quando ela se divide, formando duas novas células.

A divisão celular é um processo de grande importância, pois é por meio dele que as células multiplicam-se, dando origem a novas células e, até mesmo, a novos indivíduos. Embora mitose e meiose sejam processos de divisão celular, elas apresentam algumas características distintas, como veremos nos tópicos a seguir.

Leia também: Diferença entre homozigoto e heterozigoto

Fases da mitose e meiose

Os processos de mitose e meiose são, convencionalmente, divididos em fases ou estágios de acordo com os acontecimentos do processo de divisão celular. Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase.

Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.
Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.

Fases da mitose

A mitose é dividida em cinco fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

  • Prófase: os nucléolos desaparecem; as cromatinas condensam-se, tornando-se mais visíveis; ocorre o afastamento dos centrossomos; inicia-se a formação do fuso mitótico (constituído por microtúbulos e proteínas associadas); os cromossomos, já duplicados, surgem como cromátides-irmãs ligadas pelos centrômeros e ao longo dos braços.

  • Prometáfase: os cromossomos tornam-se mais condensados; ocorre a fragmentação da carioteca ou envelope nuclear; cada cromatina dos cromossomos apresenta um cinetocoro (estrutura constituída por proteína presente no centrômero), com alguns microtúbulos ligados a eles.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Metáfase: os cromossomos localizam-se na placa metafásica, ou plano equatorial da célula, com os cinetocoros das cromátides-irmãs ligados aos microtúbulos do cinetocoro vindos de polos opostos da célula.

  • Anáfase: ocorre a separação das cromátides-irmãs, o que demora apenas poucos minutos; os cromossomos-filhos movem-se para extremidades opostas da célula; a célula alonga-se; e as duas extremidades apresentam conjuntos duplicados de cromossomos.

  • Telófase: os cromossomos tornam-se menos condensados; ocorre a formação dos núcleos celulares e dos nucléolos; os microtúbulos do fuso desaparecem; e a mitose completa-se.

Citocinese: é o processo de divisão do citoplasma. Esse processo, geralmente, inicia-se durante a anáfase ou telófase e conclui-se após o fim dessa última. Em células animais, ocorre a formação do sulco de clivagem, que divide a célula em duas. Em células vegetais, ocorre o aparecimento a lamela média, uma camada constituída por pectina e que mantém unidas as paredes primárias de células adjacentes, na região equatorial da célula. As membranas celulares serão formadas a seguir, junto às lamelas.

Leia também: Diferenças entre as células animais e vegetais

No processo de mitose, ocorrem duas divisões celulares e produzem-se, ao final, quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula parental.
No processo de mitose, ocorrem duas divisões celulares e produzem-se, ao final, quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula parental.

Fases da meiose

Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas, a meiose I e meiose II, e cada uma delas apresenta as fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase.

A meiose I é dividida em:

  • Prófase I: os cromossomos homólogos emparelham-se, em uma associação denominada de sinapse, e ocorre então o crossing over (troca de material genético entre os cromossomos homólogos); os cromossomos homólogos separam-se, permanecendo ligados apenas em alguns pontos, denominados quiasmas; os pares de cromossomos homólogos movem-se para a região da placa metafásica; ocorre a formação do fuso; ocorre a quebra da carioteca ou envelope nuclear. Durante toda essa fase, ocorre a condensação dos cromossomos.

  • Metáfase I: os cromossomos encontram-se dispostos na placa metafásica; um cromossomo de cada par de cromossomo homólogo está direcionado para um polo da célula.

  • Anáfase I: os homólogos separam-se e deslocam-se para os polos da célula, direcionados pelas fibras dos fusos.

  • Telófase I: cada metade da célula tem um conjunto haploide completo e, diferentemente do processo de mitose, a citocinese ocorre simultaneamente; os cromossomos podem descondensar-se em algumas espécies; e o envelope nuclear forma-se novamente. Aqui são formadas duas células-filhas.

As fases da meiose II são:

  • Prófase II: ocorre a formação das fibras do fuso, e os cromossomos deslocam-se para a placa metafásica.

  • Metáfase II: os cromossomos posicionam-se na placa metafásica, e os cinetocoros das cromátides-irmãs estão ligados aos microtúbulos dos polos opostos.

  • Anáfase II: as proteínas que mantêm as cromátides-irmãs unidas quebram-se, e estas se separam, deslocando-se para os polos.

  • Telófase II: inicia-se a descondensação dos cromossomos; ocorre a formação do núcleo celular; ocorre a citocinese. Ao final deste processo, são formadas quatro células-filhas haploides distintas.

Acesse também: Gametogênese: o que é, tipos e exercícios

Tabela com as diferenças entre mitose e meiose

A seguir, apresentamos uma tabela com as principais diferenças entre esses dois processos:

Mitose

Meiose

Ocorre apenas uma divisão celular.

Ocorrem duas divisões celulares (meiose I e meiose II).

Resulta em duas células-filhas idênticas à célula parental.

Resulta em quatro células-filhas com a metade dos cromossomos da célula parental.

Ocorre nas células somáticas, atuando, por exemplo, no crescimento dos organismos multicelulares.

Ocorre nas células germinativas, atuando na produção de gametas.

Resumo

  • A mitose é um processo de divisão celular que dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental, apresentando a mesma quantidade de cromossomos.

  • A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

  • A mitose ocorre nas células somáticas e atua no crescimento dos organismos multicelulares e na renovação de tecidos, podendo também dar origem a novos organismos, como no caso de seres unicelulares.

  • A meiose é um processo de divisão celular que dá origem a quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula parental.

  • Na meiose ocorrem duas divisões celulares, denominadas de meiose I e meiose II. Em cada um desses ciclos, ocorrem as seguintes etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

  • A meiose atua na produção dos gametas masculinos e femininos (gametogênese), sendo também fundamental para a variabilidade genética, devido às recombinações entre as cromátides, em que ocorre processo de crossing over.

Acesse também: Células eucarióticas e procarióticas: o que são, diferenças, funções

Exercício resolvido sobre diferenças entre meiose e mitose

(Vunesp-2007) Assinale a alternativa que representa a associação correta entre o tipo de divisão celular e os processos que ocorrem durante a divisão.

a) Mitose - produção de gametas com redução no número de cromossomos.

b) Meiose - ocorrência de crossing-over ou permutação na prófase I.

c) Meiose - número de células-filhas ao fim do processo é o dobro do número de células-mães.

d) Meiose - produção de células 2n, após a meiose I.

e) Mitose - emparelhamento dos cromossomos homólogos na prófase.

Resposta correta: b) Meiose - ocorrência de crossing-over ou permutação na prófase I.

a) Esta alternativa está incorreta, pois a produção de gametas com redução no número de cromossomos ocorre na meiose.

b) Meiose – ocorrência de crossing-over ou permutação na prófase I.

c) Esta alternativa está incorreta, pois o dobro do células-filhas em relação ao número de células-mãe ocorre na mitose.

d) Esta alternativa está incorreta, pois, após a meiose I, as células produzidas são haploides (n).

e) Esta alternativa está incorreta, pois o emparelhamento de cromossomos ocorre na prófase da meiose.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados