Genes

Você está aqui:
Os genes são segmentos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, ou DNA, localizados no núcleo das células. Eles são considerados como as unidades da hereditariedade.

Os genes são considerados a unidade da hereditariedade, pois contêm as informações – que são transferidas dos pais para os filhos – necessárias para orientar a produção de moléculas de RNA (ácido ribonucleico, do inglês, ribonucleic acid) e proteínas, que são determinantes na formação de todo o organismo. O conjunto de todos os genes presentes em um indivíduo é denominado de genótipo.

Constituição e localização dos genes

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico, ou DNA (do inglês, deoxyribonucleic acid), que são moléculas orgânicas que formam filamentos localizados no núcleo das células. Quando a célula se divide, esses filamentos se condensam, formando os cromossomos. O local onde o gene está localizado no cromossomo é denominado loco ou loco (locus) gênico.

Em cromossomos homólogos (cromossomos de um mesmo par, com mesmo tamanho e forma), os genes que ocupam loco correspondente atuam nas mesmas características, como textura da semente das ervilhas. No entanto, esses genes podem ser apresentados em diferentes versões, sendo denominados de alelos, um proveniente do pai e o outro da mãe. Um dos cromossomos, por exemplo, pode ter o alelo que determina o caráter liso da textura da semente e o seu cromossomo homólogo pode ter o alelo que determina o caráter rugoso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alelo dominante e alelo recessivo

Os alelos podem ter diferentes ações sobre uma determinada característica. Em alguns casos, a presença de apenas um alelo com determinada característica é suficiente para que ela se manifeste, nesse caso, ele é denominado de alelo dominante. Em outros casos, para que a característica se manifeste, é necessário que os alelos estejam aos pares, assim, são chamados de alelos recessivos. Os alelos dominantes manifestam-se em homozigose e heterozigose, e os recessivos apenas em homozigose.

Mutações

Os genes podem sofrer mutações, que são alterações na molécula de DNA, herdáveis e que podem levar a mudanças no fenótipo do indivíduo. As mutações são importantes, pois permitem que haja uma maior variabilidade genética nas populações, possibilitando a evolução das espécies e consequente adaptação aos diferentes meios.

Os genes são segmentos de moléculas de DNA localizados no núcleo das células
Os genes são segmentos de moléculas de DNA localizados no núcleo das células
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados