21 de setembro - Dia da Árvore

Dia da Árvore é comemorado, no Brasil, no 21 de setembro. É uma data para refletirmos a respeito da importância e necessidade de preservação das árvores.
O dia da árvore é comemorado no 21 de setembro.
O dia da árvore é comemorado no 21 de setembro.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O Dia da Árvore é comemorado, no Brasil, no 21 de setembro. Essa data tem por objetivo conscientizar a respeito da importância das árvores e da necessidade de preservá-las. Atualmente, o desmatamento tem sido um problema grave no território nacional. Infelizmente, muitas pessoas não compreendem o impacto negativo dessa ação e continuam a defender a retirada de árvores como um passo fundamental para o desenvolvimento do país. O Dia da Árvore é muito importante nesse contexto, pois nos lembra de como essas plantas são essenciais para todos os seres vivos.

Leia mais: Problemas ambientais brasileiros

Resumo sobre o Dia da Árvore

  • É comemorado, no Brasil, em 21 de setembro.

  • É um momento para refletirmos a respeito da importância das árvores para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos.

  • As árvores ajudam a manter a umidade do ar elevada, evitam o surgimento de erosões, fornecem alimento e abrigo para vários animais, e são matéria-prima para a fabricação de vários produtos, como medicamentos.

  • O decreto nº 55.795 instituiu a Festa Anual das Árvores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dia da Árvore

Troncos de árvores arrancadas pelo desmatamento.
O desmatamento e as queimadas são responsáveis pela destruição de várias árvores todos os dias.

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que antecede o início da primavera no Hemisfério Sul. Trata-se de um momento importante para refletirmos sobre a importância das árvores e como estamos tratando os nossos recursos naturais. Infelizmente, nos dias atuais, vários problemas atingem as árvores, como o corte ilegal para obtenção de madeira, o desmatamento e as queimadas.

O Dia da Árvore é, portanto, um momento muito importante, e, na data, vários eventos são realizados a fim de sensibilizar a população sobre o tema. Dentre as ações realizadas, podemos citar a distribuição de mudas e as palestras e oficinas com a temática ambiental.

  • Videoaula sobre desmatamento

Dia da Árvore ou Festa Anual das Árvores?

Em 1965, foi instituída, no Brasil, a Festa Anual das Árvores, por meio do decreto nº 55.795. De acordo com esse decreto, “fica instituída, em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado ‘Dia da Árvore’, atualmente comemorado no dia 21 de setembro”.

O decreto determina datas distintas para a comemoração da Festa Anual das Árvores, a depender do estado. Segundo o artigo 3º:

“A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e nos territórios federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.”

Apesar da existência do decreto, no Brasil, o dia 21 de setembro ainda é conhecido como Dia da Árvore pela maioria da população. Vale destacar, no entanto, que alguns estados brasileiros também prestam homenagem às árvores no mês de março, como determinado no decreto. Apesar da duplicidade de datas, o importante é ter em mente a importância das árvores e a necessidade de conservação das áreas florestais.

Leia mais: Sustentabilidade – cuidado para não confundir o sentido do termo com o de desenvolvimento sustentável

Importância das árvores

As plantas podem ser classificadas, de acordo com seu hábito ou forma de vida, em árvores, arbustos, subarbustos, ervas, lianas, cipós ou trepadeiras e rastejantes. O termo árvore é utilizado para se referir a uma planta lenhosa, de grande porte, que apresenta tronco ramificado na parte superior, formando uma copa. A mangueira, o abacateiro, o cedro, o pau-brasil, seringueira e o ipê são exemplos de árvores.

Ao entendermos o que são árvores e conhecermos alguns de seus exemplos, não fica difícil compreender a importância delas para o meio ambiente e também para a sociedade. Vamos conhecer, a seguir, algumas importantes funções das árvores:

Esquilo em uma toca na árvore e com uma noz na boca.
As árvores servem de alimento e abrigo para várias espécies.
  • Assim como todos os vegetais e algas, as árvores, por meio da fotossíntese, são responsáveis por liberar oxigênio para o ambiente.

  • As árvores, por meio da evapotranspiração, são responsáveis por aumentar a umidade relativa do ar.

  • As copas das árvores fornecem sombra, que ajuda a reduzir o calor.

  • As árvores evitam erosões, uma vez que suas raízes conseguem segurar o solo e sua copa impede que a chuva atinja diretamente o local.

  • Nas margens dos rios, as árvores evitam que o solo seja levado para os cursos d’água, pela ação dos ventos e das chuvas, e provoque o assoreamento. A falta de árvores também pode ocasionar a erosão das encostas e favorecer o desenvolvimento do problema.

  • As árvores servem de casa para várias espécies animais. Algumas araras, por exemplo, colocam seus ovos em buracos nos troncos das árvores.

  • Muitas espécies animais, incluindo os seres humanos, retiram das árvores o alimento de que necessitam para sua sobrevivência.

  • As árvores fornecem madeira que serve de matéria-prima para a confecção de móveis e casas.

  • As árvores fornecem matéria-prima para a fabricação do papel.

  • Algumas árvores fornecem substâncias importantes para a fabricação de medicamentos e cosméticos.

Leia também: Frutas – partes da planta que são comestíveis e que se originam da flor

O que eu posso fazer no Dia da Árvore?

Para comemorar o Dia da Árvore, você pode realizar diferentes atividades, tais como:

  • Fazer sua própria muda utilizando sementes, as quais podem ser compradas ou retiradas dos frutos que lhe servem de alimento.

  • Adquirir uma muda de árvore e plantá-la em sua casa. Frequentemente vemos ações das secretarias do Meio Ambiente que objetivam distribuir gratuitamente mudas de árvores nativas e frutíferas. Informe-se na prefeitura da sua cidade!

  • Informar outras pessoas sobre a importância das árvores e a necessidade de preservarmos nossas áreas florestais.

  • Participar de oficinas e outras atividades de educação ambiental.