Problemas ambientais brasileiros

Você está aqui:
O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.
O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Os problemas ambientais no Brasil, assim como no restante do mundo, são variados e afetam diretamente a qualidade de vida da população. A poluição atmosférica, por exemplo, aumenta os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares, as quais levam muitas pessoas à morte todos os anos. Diante disso, é fundamental conhecermos as consequências dos impactos que causamos no planeta e criarmos medidas que visem a diminuir tais efeitos.

Leia também: Animais ameaçados de extinção

Principais problemas ambientais brasileiros

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais. Entre os mais relatados, estão queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios.

  • Queimadas

As queimadas podem ser definidas como o processo de queima de biomassa e podem ocorrer ou não em decorrência da ação do ser humano. Essa técnica é muito utilizada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma determinada área e, até mesmo, facilitar a colheita de alguns alimentos, como é o caso da cana-de-açúcar.

Apesar de parecerem benéficas, as queimadas são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa. Assim, a poluição atmosférica é uma de suas consequências.

As queimadas afetam o solo e desencadeiam a poluição atmosférica.
As queimadas afetam o solo e desencadeiam a poluição atmosférica.

Há ainda outros resultados ruins para o meio ambiente, como: morte de micro-organismos que vivem no solo, aumento do risco de erosão, destruição de habitats naturais, redução da quantidade de matéria orgânica e de nutrientes no solo e poluição de ambientes aquáticos pelas cinzas liberadas.

  • Desmatamento

No desmatamento, ocorre a retirada total ou parcial da vegetação de uma área, geralmente, para exploração de madeira, ampliação da área de plantações ou criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.

Esse processo é extremamente grave e afeta a nossa vida e a de outros seres vivos desta e de futuras gerações. Entre as principais consequências do desmatamento, podemos citar alterações climáticas, aumento das erosões e redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.

  • Assoreamento dos cursos de rios

No assoreamento dos cursos de rios, observa-se o acúmulo de partículas sólidas, causando a obstrução do corpo d'água. Entre suas principais causas, podemos destacar o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d'água).

Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais. Além disso, a água torna-se mais turva, dificultando a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese, desencadeando desequilíbrio nesse ecossistema.

Outros problemas ambientais no Brasil

Além das queimadas, desmatamentos e assoreamentos dos rios, outros problemas ambientais afetam nosso país e o mundo. Entre eles, podemos citar: a poluição da água, do solo e da atmosfera.

  • Poluição da água

A poluição da água pode causar danos à saúde humana e de outros animais.
A poluição da água pode causar danos à saúde humana e de outros animais.

A poluição da água provoca alterações na composição química, física ou biológica dessa substância, colocando em risco os seres humanos e outros seres vivos. Pode ainda afetar atividades econômicas, como a agricultura e o turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A contaminação das águas pode ter causa natural, como as tempestades de areia, ou pode ser causada pela ação antrópica. O homem pode poluir o meio aquático de diversas formas, como despejando resíduos de atividades industriais e domésticas, jogando lixo e permitindo que produtos utilizados na agricultura, como os defensivos agrícolas, entrem em contato com esse ambiente.

Algumas vezes, a poluição da água é tão intensa que acaba desencadeando a morte de várias espécies, como peixes. No que diz respeito à saúde humana, podem ser gerados problemas como intoxicações por metais pesados, que podem levar à morte, e doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes.

  • Poluição do solo

Na poluição do solo, ocorrem alterações físicas, químicas ou biológicas nessa superfície, podendo afetar tanto seres humanos como outras espécies. Esse problema ambiental pode ser decorrente de atividades industriais, da mineração, da agricultura, do descarte inadequado do esgoto doméstico, de chorume proveniente de lixos, de atividades agropecuárias, entre outras causas.

A contaminação do solo pode causar várias complicações, como redução da produtividade do solo, contaminação de alimentos e problemas de saúde pública decorrentes de agentes causadores de doenças.

  • Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é um dos problemas ambientais enfrentados no nosso país.
A poluição atmosférica é um dos problemas ambientais enfrentados no nosso país.

A poluição atmosférica causa alterações nas características do ar, provocando, direta ou indiretamente, danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos. Pode ser causada por atividades humanas ou naturais. Quando falamos em processos naturais, podemos citar, por exemplo, a poluição causada por atividades vulcânicas. Em relação às ações humanas, podemos citar as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis.

A contaminação atmosférica causa danos graves à saúde humana, principalmente ao sistema respiratório. Os poluentes do ar estão relacionados com a irritação das mucosas do trato respiratório, com o aumento dos casos de asma e, até mesmo, com a elevação do número de casos de câncer de pulmão. Além disso, podem causar diminuição do transporte de oxigênio pelo corpo, desencadeando dores de cabeça, tontura e comprometimento do desenvolvimento fetal.

Soluções para os problemas ambientais no Brasil

Cuidar do meio ambiente é fundamental para garantir qualidade de vida para as próximas gerações.
Cuidar do meio ambiente é fundamental para garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Como podemos perceber, os problemas ambientais brasileiros são muitos e devem, portanto, ser solucionados rapidamente a fim de melhorar a nossa qualidade de vida e a das futuras gerações. Veja a seguir algumas medidas simples que podem ajudar a resolver os problemas ambientais em nosso país:

  • Reflorestar;

  • Preservar a vegetação nativa;

  • Não realizar queimadas;

  • Não alterar cursos d'água;

  • Aumentar a utilização de energias renováveis;

  • Reduzir o uso de combustíveis fósseis;

  • Manter veículos regulados e, sempre que possível, andar a pé;

  • Economizar energia elétrica;

  • Reduzir o desperdício de água;

  • Separar o lixo;

  • Reutilizar, reaproveitar e reciclar o que for possível;

  • Evitar produtos descartáveis;

  • Não jogar lixo no chão;

  • Reduzir o consumo;

  • Denunciar empresas que agridem o meio ambiente;

  • Cobrar a criação de políticas públicas ambientais eficientes.

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: