22 de abril – Dia da Terra

22 de abril é quando se celebra o Dia da Terra. A data, criada em 1970, tem como objetivo conscientizar todos os segmentos sobre a necessidade de cuidar do planeta Terra.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O Dia da Terra é celebrado anualmente no 22 de abril. Essa data surgiu em 1970, por um movimento organizado pelo senador americano Gaylord Nelson, e foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009. O Dia da Terra tem como objetivo a conscientização de toda a população mundial sobre a necessidade de cuidar do planeta, de forma a garantir o bem-estar de todos os seres.

Com um lema escolhido previamente, diversas atividades são realizadas mundialmente nesse dia para celebrá-lo. No entanto, é importante destacar que o cuidado com a preservação do planeta deve ser contínuo, sendo que pequenas atitudes no nosso dia a dia fazem a diferença, como o cuidado ao descartarmos o lixo produzido em locais adequados.

Acesse também: 10 atitudes simples que podem salvar o planeta

Como surgiu essa data?

No ano de 1970, diante do grande aumento da poluição, que, a princípio, era visto como sinal de desenvolvimento e passou a ser visto como um problema aos seres vivos, o então senador americano Gaylord Nelson, após presenciar um derramamento de óleo em Santa Bárbara, na Califórnia, organizou um movimento com o objetivo criar um dia no qual todos refletissem sobre as questões ambientais.

Anualmente, no dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra.
Anualmente, no dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra.

O senador buscou unir os protestos contra a guerra do Vietnã, que já estavam ocorrendo, com um olhar sobre as questões ambientais, de forma a criar uma consciência pública sobre as necessidades de preservar-se o meio ambiente.

Assim, em 22 de abril de 1970, período compreendido entre as férias da primavera e os exames finais, de forma a aproveitar os movimentos realizados pelos universitários, cerca de 20 milhões de americanos foram às ruas e participaram de diversas atividades, como comícios, palestras e protestos contra a degradação ambiental.

Acesse também: Hora do planeta – movimento no combate às mudanças climáticas

Dia da Terra como um evento global

No ano de 1990, um outro grande movimento foi criado devido à ação de grandes líderes ambientais. Com isso, o Dia da Terra tornou-se um evento global com atividades sendo realizadas em 141 países e mobilizando mais de 200 milhões de pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O evento mencionado foi de grande importância, pois abriu as portas para a realização, em 1992, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também chamada Cúpula da Terra, Rio-92 ou Eco-92. Nela foi discutido que o desenvolvimento deveria ocorrer de forma sustentável, preservando o meio ambiente. A partir de então, diversas propostas vêm sendo discutidas para alcançar-se esse objetivo.

No ano de 2009, embora o evento já tivesse se tornado global, a ONU instituiu o 22 de abril como o Dia da Terra. Por meio de uma resolução, a organização advertiu sobre a obrigação do ser humano de cuidar e respeitar o meio ambiente neste planeta que é o nosso lar. O documento foi aprovado pelos 192 países participantes da Assembleia Geral da ONU.

Veja também: Pegada ecológica – método que avalia as padrões de consumo

Cuidados diários com o planeta

Anualmente, o Dia da Terra é celebrado com diversas atividades pelo mundo, com o objetivo de conscientizar a respeito da necessidade de cuidar do planeta Terra, o nosso lar. No entanto, é importante lembrar que esses cuidados devem ser diários e que pequenas atitudes fazem toda a diferença nesse propósito.

É obrigação de todos cuidar do nosso planeta, o nosso lar.
É obrigação de todos cuidar do nosso planeta, o nosso lar.

Dentre os cuidados que devemos ter com o planeta, podemos citar:

  • Evitar o consumo desenfreado;

  • Não utilizar embalagens plásticas;

  • Comprar produtos reciclados;

  • Evitar o uso de carro como meio de transporte;

  • Descartar o lixo produzido adequadamente;

  • Economizar energia, evitando, por exemplo, deixar aparelhos eletrônicos ligados sem que estejam sendo utilizados, ou lâmpadas acesas desnecessariamente em ambientes;

  • Reduzir o consumo de água. Isso pode ser realizado evitando-se banhos demorados, reutilizando a água da lavagem de roupas, e armazenando a água da chuva.