Aminoácidos

Você está aqui:
Os aminoácidos são moléculas que se ligam por meio de ligações peptídicas para a formação das proteínas.
O arroz apresenta aminoácidos que não estão presentes no feijão, e vice-versa, formando uma combinação nutritiva
O arroz apresenta aminoácidos que não estão presentes no feijão, e vice-versa, formando uma combinação nutritiva

Os aminoácidos são moléculas que se ligam por meio de ligações peptídicas para a formação das proteínas. Eles são constituídos por cadeias de carbono ligadas a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Apresentam também um grupamento carboxila (COOH) e um grupamento amina (NH2), do qual deriva seu nome.

São conhecidos 20 aminoácidos presentes nas moléculas de todas as proteínas existentes na natureza, os quais são: alanina, arginina, aspartato, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamato, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, triptofano e valina.

Os vegetais fabricam todos os aminoácidos de que necessitam a partir de cadeias de carbono dos açúcares produzidos na fotossíntese e de nitrato retirado do ambiente. Entretanto, os animais, incluindo a espécie humana, fabricam apenas alguns aminoácidos, obtendo os demais na alimentação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aminoácidos essenciais e não essenciais

Os aminoácidos que são sintetizados pelo organismo são denominados de não essenciais. Alguns aminoácidos, entretanto, não são formados a partir de outros e, assim, devem ser obtidos pela alimentação e são denominados de essenciais. Existem 10 aminoácidos essenciais: arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Os alimentos de origem animal apresentam uma rica quantidade de proteínas e, consequentemente, grande variedade de aminoácidos, o que não acontece nos alimentos de origem vegetal. No entanto, a combinação arroz e feijão, por exemplo, apresenta grande quantidade de proteínas, uma vez que os cereais possuem aminoácidos que não estão presentes nas leguminosas, fazendo com que esta seja uma combinação nutritiva.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados