Contração do músculo esquelético

Você está aqui:
A contração do músculo esquelético ocorre com a ação de impulsos nervosos, liberando íons cálcio que atuarão com moléculas de ATP no movimento dos filamentos das miofibrilas.

O músculo esquelético é o responsável pelos movimentos do corpo dos vertebrados. Esse órgão é formado por um feixe de fibras constituídas por uma única célula multinucleada. No interior dessas fibras, encontram-se as miofibrilas, que são filamentos grossos (miosina) e finos (actina) de proteínas, compostas por secções denominadas sarcômeros.

A distribuição das miofibrilas forma bandas claras e escuras. A banda “A” apresenta actina e miosina e é a região escura da fibra, embora tenha em seu interior uma região clara, denominada banda “H”. A banda “I” apresenta apenas actina e é a região clara da fibra. Em seu centro, está presente a linha “Z”, que delimita o sarcômero.

→ Contração do músculo esquelético

Para que aconteçam os movimentos do corpo, é necessário haver a contração dos músculos esqueléticos. O mecanismo de contração começa quando terminações nervosas entram em contato com o músculo esquelético em regiões denominadas de placa motora ou junção mioneural. Essas terminações lançam substâncias que alteram as cargas elétricas da membrana, provocando a liberação de íons cálcio armazenados no interior do retículo endoplasmático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os íons cálcio permitem a união da miosina e da actina, e moléculas de ATP fazem com que a miosina atraia a actina, fazendo-a deslizar. Assim, os filamentos movem-se até que o impulso nervoso cesse, então, o cálcio retorna ao retículo, a ligação entre a miosina e a actina cessa e o músculo relaxa.

Além de permitir os movimentos do corpo, a contração dos músculos esqueléticos auxilia na circulação sanguínea, pois comprime as veias, impulsionando, assim, o sangue de volta ao coração.

O músculo esquelético é constituído por feixes de fibras que contêm miofibrilas com secções denominadas sarcômeros
O músculo esquelético é constituído por feixes de fibras que contêm miofibrilas com secções denominadas sarcômeros
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados