Fadiga muscular

Você está aqui:
A fadiga muscular é um processo que está relacionado com o tipo de atividade física e a duração dessa atividade
A fadiga muscular é um processo que está relacionado com o tipo de atividade física e a duração dessa atividade

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A fadiga muscular é um processo resultante de eventos fisiológicos que impedem a manutenção da ação muscular em uma determinada atividade. Alguns estudos sugerem que esse processo é uma forma de o organismo proteger-se para que nenhuma lesão maior ocorra, principalmente no caso de uma fadiga aguda.


Origem da fadiga muscular

A fadiga muscular pode ter duas origens:

  • Central: exercícios intensos e de longa duração causam alterações no sistema nervoso central, alterando, por exemplo, a síntese e atividade de neurotransmissores, como a dopamina, o que leva a uma diminuição no rendimento da atividade realizada. A diminuição da dopamina causa, entre outros sintomas, falta de coordenação e perda de equilíbrio;

  • Periférica: está relacionada a alterações fisiológicas nas fibras musculares durante o processo de contração muscular, como liberação e reabsorção de cálcio nas cisternas do retículo sarcoplasmático e redução de glicogênio muscular.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Tipos de fadiga muscular

A fadiga muscular pode ser classificada em dois tipos e depende do tipo de atividade física realizada, duração, além de fatores fisiológicos, entre outros. Os dois tipos de fadiga muscular são:

  • Fadiga crônica: é caracterizada por alterações no organismo após a realização de grande esforço ou atividade de longa duração com um processo de recuperação incompleto. Os sintomas desse tipo de fadiga são o cansaço, alterações de humor, comprometimento do sistema imune, com o aparecimento de gripes e resfriados frequentes, entre outros;

  • Fadiga aguda: é caracterizada por alterações fisiológicas que impedem o indivíduo de realizar uma determinada atividade física.


Tratamento

O tratamento da fadiga muscular pode ser realizado com terapias e medicamentos.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: