Meio ambiente

Você está aqui:

Meio ambiente pode ser definido como um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que permite a vida em suas mais diversas formas. Todas as pessoas têm o direito a um meio ambiente equilibrado, assim, a sua preservação é essencial.

Diante do constante processo de degradação do meio ambiente causado, principalmente, pela ação do homem, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de sua preservação.

Leia também: Hora do planeta – movimento de conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas

O que é meio ambiente?

Segundo o artigo 3º da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, podemos definir meio ambiente como o “ conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Assim, o conceito de meio ambiente apresenta diferentes conotações, podendo ser analisado sob diversos prismas, como: aspectos naturais, como fauna e flora (meio ambiente natural); espaço urbano (meio ambiente artificial); locais onde as pessoas exercem suas atividades (meio ambiente de trabalho); patrimônio cultural nacional (meio ambiente cultural); e patrimônio genético. Aqui nos detemos ao meio ambiente físico ou natural, constituído pelos recursos naturais, como água, solo, ar, fauna e flora.

O meio ambiente natural é constituído pelos recursos naturais.
O meio ambiente natural é constituído pelos recursos naturais.

Meio ambiente e sustentabilidade

De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Para que isso ocorra, é essencial a sua preservação e manejo de forma sustentável, em que os recursos possam ser utilizados de forma a não acarretar seu esgotamento, podendo assim ser usufruídos pelas gerações futuras.

Leia também: Pegada ecológica – método que avalia os padrões de consumo e a capacidade de nosso planeta

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Preservação do meio ambiente

Como previsto na Constituição Federal, em seu artigo 225, é dever do Poder Público e da coletividade defender e preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Assim, além de ser essencial a criação de políticas de preservação do meio ambiente, a população em geral deve agir cobrando e fiscalizando as ações dos governos, e também atuando no dia a dia por meio de ações simples e que contribuem para essa preservação, como as listadas a seguir:

  • Descartar o lixo produzido de forma adequada;

  • Reciclar e reutilizar;

  • Limitar o tempo de banho em cerca de cinco minutos é uma boa maneira de economizar água;

  • Deixar o chuveiro desligado enquanto se ensaboa e as torneiras fechadas enquanto se escova os dentes;

  • Reutilizar a água da máquina de lavar roupas para fins que não necessitem de água potável;

  • Apagar as luzes ao sair dos ambientes;

  • Não deixar equipamentos eletrônicos em stand-by;

  • Evitar a utilização do carro, buscando meios de transporte alternativos;

  • Evitar o consumo exagerado e inconsciente.

Veja mais dicas de como preservar o meio ambiente acessando: 10 atitudes que podem salvar o planeta.

A preservação do meio ambiente é essencial para que os recursos naturais possam ser utilizados pelas gerações futuras.
A preservação do meio ambiente é essencial para que os recursos naturais possam ser utilizados pelas gerações futuras.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No ano de 1972, realizou-se em Estocolmo, na Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano com a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de diferentes segmentos. Durante essa conferência, foi estabelecido o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essa data foi criada mediante a necessidade de ações relacionadas à preservação do meio ambiente, afetado constantemente pelas ações antrópicas. Seu objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância de preservação do meio ambiente, além de encorajar a realização de ações de preservação. A cada ano, um tema diferente e relacionado às causas ambientais é trabalhado por meio de diversas ações. Saiba mais sobre essa importante data acessando: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados