Hora do Planeta

Você está aqui:

A Hora do Planeta é um movimento mundial de conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas. Esse movimento é uma iniciativa da WWF, uma organização de conservação global, e iniciou-se em 2007, em Sydney, Austrália. Nesse dia, todos são convidados a apagarem suas luzes, durante o período de uma hora, como forma de mostrar seu apoio à luta contra o aquecimento global.

Leia também: 22 de março – Dia Mundial da Água

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é um movimento iniciado, em 2007, sob iniciativa da organização de conservação global WWF (atualmente, devido à grande força da organização, a sigla não tem mais tradução, como forma de evitar acepções equivocadas).

Naquele ano, o evento ocorreu na Austrália, contando com a participação de mais de duas milhões de pessoas e duas mil empresas que apagaram suas luzes durante uma hora, como forma simbólica de mostrarem seu apoio ao combate às alterações climáticas.

O movimento tornou-se grandioso e, atualmente, ocorre no mundo inteiro. No ano de 2017, 10 anos após o primeiro evento, participaram 187 países, e mais de 12 mil monumentos apagaram suas luzes.

Hora do Planeta é um movimento de conscientização das consequências das mudanças climáticas organizado, desde 2007, pela WWF.
Hora do Planeta é um movimento de conscientização das consequências das mudanças climáticas organizado, desde 2007, pela WWF.

O movimento ocorre no último sábado do mês de março de cada ano e em horário específico, das 20:30h às 21:30h. Nesse dia, a iniciativa privada, os governos e a população são convidados a desligarem suas luzes durante uma hora, a chamada Hora do Planeta.

Essa ação é uma maneira de mostrar apoio à causa do movimento — a luta contra as alterações climáticas. No entanto, o movimento, a cada ano, vai além, não ficando restrito ao apagar das luzes.

Leia também: Pegada ecológica – método que avalia os padrões de consumo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Temas discutidos na Hora do Planeta

A Hora do Planeta tem como principal objetivo conscientizar a população em geral, assim como governantes e iniciativa privada, a respeito das mudanças climáticas e o que podemos fazer para mudar esse quadro. Desse modo, a cada ano, um tema diferente é trabalhado, como veremos a seguir.

Temas anteriores

  • 2015: no Brasil, por exemplo, o tema central foi “Crises hídrica e energética”, destacando os efeitos do aquecimento global sobre os recursos hídricos, o que implica também mudanças nas matrizes energéticas;

  • 2018: destacou-se o “Impacto das Mudanças Climáticas sobre a Biodiversidade;

  • 2019: em parceria com a Agência Natureza Portugal (ANP), a WWF lançou o livestrem Plastic pollution counbtdown (Contagem da poluição plástica, em tradução livre), mostrando, em tempo real, o processo de decomposição de uma garrafa plástica. A organização explicou que nenhum de nós verá o fim dessa transmissão (o tempo de decomposição de uma garrafa plástica pode chegar a 450 anos) e frisou a importância de reduzir-se o consumo desse tipo de material. Além disso, esse debate buscou incentivar as pessoas a assinarem a petição mundial “Stop plastic pollution”;

O ato de apagar as luzes durante a Hora do Planeta é uma forma de mostrar apoio ao combate ao aquecimento global.
O ato de apagar as luzes durante a Hora do Planeta é uma forma de mostrar apoio ao combate ao aquecimento global.

Tema de 2020

Em 2020, a Hora do Planeta traz como destaque a necessidade de se preservar a natureza, a qual é essencial para a nossa sobrevivência. Este ano é decisivo na tomada de decisões pelos líderes mundiais para a elaboração de um “Novo acordo para a natureza e as pessoas”, que busca proteger e restaurar a natureza, respeitando economia, desenvolvimento, bem como povos indígenas e comunidades tradicionais.

Assim, será lançada uma petição, “Use sua voz pelo planeta”, na plataforma Voz pelo Planeta, em que as pessoas poderão dizer com o que se comprometem para um futuro mais sustentável e que ações elas esperam que sejam realizadas por parte dos governos e da iniciativa privada. Em seguida, a plataforma preparará uma demonstração da demanda apresentada pela população para os líderes mundiais.

Leia também: Efeito estufa – mecanismo que mantém o planeta Terra aquecido

Atividades realizadas na Hora do Planeta

A Hora do Planeta não se resume ao apagar de luzes durante uma hora no último sábado do mês. Nesse dia, bem como nas semanas que antecedem a data, atividades são realizadas em cidades de todo o mundo, como caminhadas, palestras, assinaturas de petições, entre outras.

Para participar desse movimento, é importante que representantes de cidades, empresas, grupos ou mesmo pessoa física façam a inscrição no site do evento, apresentando a atividade a ser realizada. As atividades serão divulgadas pelo site do evento para que mais pessoas possam participar delas.

É importante destacar que cada um, em sua própria casa, pode participar também da Hora do Planeta, seja assinando as petições, seja apagando as luzes das 20:30h às 21:30h. Podemos cuidar do planeta por atitudes cotidianas que promovam o cuidado e conservação do meio ambiente.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados