Reaproveitar x Reciclar

Você está aqui:
Reaproveitar e reciclar não são a mesma coisa. Reaproveitar significar utilizar novamente um produto, reciclar é quando um material usado é transformado em um novo produto.

Muitas vezes utilizados como sinônimos os termos reaproveitar (ou reutilizar) e reciclar, porém eles não significam a mesma coisa!

Reaproveitamento significa utilizar novamente um produto, algumas vezes modificando suas propriedades físicas, mas mantendo a mesma composição química. A reciclagem é o processo no qual um material é utilizado como matéria-prima para outro produto, e este se apresenta com propriedades físicas e químicas diferentes.

Garrafas PET, por exemplo, podem ser reutilizadas, transformando-se em porta-lápis, canteirinhos de plantas, pufes etc.

Garrafas PET também podem ser, por meio de processo industrial, submetidas a um processo de derretimento e de filtração de impurezas, sendo transformadas em fibras. Com estas, são fabricadas roupas tão macias quanto aquelas feitas de algodão. Assim, podemos dizer que a roupa foi feita a partir de garrafas recicladas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vantagem em comum destes dois processos é a redução do lixo e diminuição do uso de matérias-primas, muitas vezes não renováveis. Entretanto, a reciclagem, por se tratar muitas vezes de um processo industrial, também requer a utilização de água, energia e pode, muitas vezes, também liberar poluentes para a atmosfera e água. Assim, pensando de forma ecologicamente correta, reciclar é bom, mas melhor ainda é reaproveitar o que tem condições de ser reutilizado, e melhor ainda é reavaliar e reduzir nosso consumo e desperdício, a fim de poupar matérias-primas, nossos aterros sanitários, nossa qualidade de vida.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

A reciclagem reduz os resíduos depositados na natureza
A reciclagem reduz os resíduos depositados na natureza
Por Mariana Araguaia

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados