Invertebrados

Você está aqui:
Os invertebrados, animais sem coluna vertebral, correspondem a cerca de 95% das espécies conhecidas e apresentam diversas formas e adaptações aos ambientes.

Invertebrados são animais que não possuem coluna vertebral. Eles correspondem a aproximadamente 95% das espécies animais conhecidas. No entanto, acredita-se que 99% da diversidade animal do planeta seja constituída por invertebrados, embora a maioria das espécies ainda não tenha sido descrita.

Os invertebrados são animais bastante diversificados e apresentam as mais variadas formas e adaptações aos diferentes ambientes. Dessa forma, eles podem ser encontrados desde em fontes hidrotermais até em regiões geladas, como a Antártida.

Os invertebrados estão distribuídos em diversos filos. Destacaremos aqui os mais abundantes:

  • Porifera: possui cerca de 5.500 espécies. Nesse filo, encontramos os animais popularmente conhecidos como esponjas.

  • Echinodermata: composto por sete mil espécies, aproximadamente. Os representantes mais conhecidos dos equinodermos são as estrelas-do-mar, ouriço-do-mar e bolachas-da-praia.

  • Cnidaria: possui cerca de 10 mil espécies. Nesse filo, encontramos as águas-vivas, corais e medusas.

  • Annelida: esse filo possui cerca de 16.500 espécies, e seus representantes diferenciam-se de outros filos por apresentar corpo segmentado. A minhoca é um exemplar desse mais conhecido desse grupo.

  • Platyhelminthes: possui cerca de 20 mil espécies. Os platelmintos são vermes achatados e têm como representantes as solitárias e planárias.

  • Nematoda: possui cerca de 25 mil espécies. Os nematódeos, ou nematelmintos, são também conhecidos como vermes cilíndricos, podem ser encontrados nos mais diversos ambientes e muitos são parasitas. Um exemplo de nematódeo é a lombriga (Ascaris lumbricoides).

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns invertebrados são parasitas, como a lombriga, que pertence ao filo Nematoda e é causadora da ascaridíase
Alguns invertebrados são parasitas, como a lombriga, que pertence ao filo Nematoda e é causadora da ascaridíase

  • Mollusca: possui cerca de 100 mil espécies. Esse filo é constituído por animais de corpo mole, e alguns de seus representantes são os caracóis, polvos e lulas.

  • Arthropoda: é o filo com maior número de espécies: mais de 1.000.000! Esse filo é caracterizado pela presença de um exoesqueleto segmentado e apêndices articulados. Aqui encontramos animais como os insetos (baratas e borboletas, por exemplo) e crustáceos (caranguejo e tatuzinhos-de-jardim, por exemplo).

A barata, invertebrado do filo Arthropoda, possui um exoesqueleto segmentado e apêndices articulados
A barata, invertebrado do filo Arthropoda, possui um exoesqueleto segmentado e apêndices articulados

Os artrópodes constituem o grupo com maior diversidade de espécies animais do planeta, e sua grande variedade vai além do número de espécies. Isso porque eles apresentam as mais diferentes formas e tamanhos e estão presentes nos ambientes mais diversos e, para viver neles, possuem grandes adaptações. Esses animais têm importante função ecológica, atuando no fluxo de energia e como eficazes bioindicadores.

Os invertebrados são um grupo muito diversificado, que corresponde a cerca de 95% das espécies animais conhecidas
Os invertebrados são um grupo muito diversificado, que corresponde a cerca de 95% das espécies animais conhecidas
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados