Dicas de estudo de Biologia

Dicas de estudo de Biologia podem te ajudar a organizar melhor sua rotina e, assim, alcançar um maior aprendizado, obtendo um maior aproveitamento em seus processos avaliativos. A manutenção de uma rotina de estudos, aprender conceitos, enfatizar os conteúdos mais abordados, interpretar gráficos e tabelas e a realização de mapas mentais e exercícios são pontos que merecem destaque. A seguir apresentamos dicas para auxiliá-lo em seus estudos de Biologia.

Leia também: Conceitos em genética – parte fundamental para a melhor compreensão dessa área

Manter uma rotina de estudos

A manutenção de uma rotina de estudos é importante para qualquer disciplina, pois ajuda a manter o foco, melhorando assim o aprendizado. Para isso, estabeleça horários e prepare um plano de estudos com períodos dedicados, por exemplo:

  • à leitura;

  • resolução de exercícios;

  • elaboração de mapas mentais.

O planejamento e a disciplina ajudam a manter a concentração, devido às metas estabelecidas, e assim, aumentam a produtividade e melhoram o seu desempenho.

Planejamento e disciplina aumentam a produtividade e melhoram o desempenho em seus estudos.
Planejamento e disciplina aumentam a produtividade e melhoram o desempenho em seus estudos.

Aprender os conceitos

Biologia é uma disciplina que muitos estudantes relatam dificuldade devido aos termos complicados e aos inúmeros conceitos. No entanto, é essencial o aprendizado do significado de determinados termos e conceitos para que se possa entender os diversos processos biológicos e ecológicos.

Exemplos de conceitos importantes em Biologia são as noções de habitat e nicho ecológico, bastante presentes em avaliações como o Enem.

  • Habitat: refere-se ao local onde um organismo vive.

  • Nicho ecológico: refere-se à interação do organismo com o meio em que ele vive.

Conhecer o significado dos conceitos ajuda a não confundi-los durante uma avaliação.

Veja a seguir uma questão do Enem 2012 que aborda esses conceitos.

(Enem 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado)

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

A) habitat.

B) biótopo.

C) nível trófico.

D) nicho ecológico.

E) potencial biótico.

Resolução

Alternativa D. O texto aborda a interação do tamanduá com o meio em que ele vive, destacando locais que utiliza para descansar, horários em que se encontra mais ativo e sua reprodução, logo se refere ao seu nicho ecológico.

Acesse também: Conceitos básicos em ecologia – termos essenciais para o estudo dessa área da biologia

Enfatizar os conteúdos mais abordados

Se você está se preparando para avaliações como Enem e vestibulares, é importante ficar atento aos conteúdos que são mais cobrados. Embora todos os conteúdos possam ser abordados, ao observamos as últimas avaliações, é possível notar uma tendência de conteúdos que aparecem com maior frequência.

Diante disso, é importante dar uma ênfase a esses conteúdos durante seus estudos. No Enem, por exemplo, conteúdos que têm sido constantemente abordados são:

Ecologia é um dos conteúdos mais abordados nas avaliações do Enem.
Ecologia é um dos conteúdos mais abordados nas avaliações do Enem.

Interpretar gráficos e tabelas

Muitas vezes os conteúdos de Biologia são abordados por meio de dados em gráficos e tabelas, sendo necessário, assim, a sua interpretação. Diante disso, destacamos a importância da interdisciplinaridade, trabalhando, neste caso, a Matemática e a Biologia de maneira integrada. Assim, estudar Biologia não é apenas decorar, é importante compreender processos e aprender também a interpretar dados.

A seguir uma questão do Enem 2011 que traz os dados apresentados em uma tabela.

(Enem 2011) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

A) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

B) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

C) a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.

D) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.

E) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Resolução

Alternativa A. Para responder a essa questão, o estudante deveria saber que as plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea, assim, em baixas quantidades, elas não impediriam o sangramento nasal. Além disso, o aluno deveria saber interpretar a tabela para identificar quais constituintes sanguíneos apresentavam uma concentração dentro dos valores normais de referência e quais estavam alterados.

Veja também: Conceitos básicos de botânica – termos importantes para o entendimento dessa área da biologia

Usar mapas mentais e resolver exercícios

Anteriormente falamos da importância do aprendizado dos significados de termos e conceitos em Biologia. Uma dica para te ajudar nesse processo é a elaboração de mapas mentais, que são espécies de resumos na forma de diagramas ilustrados e com palavras-chaves que te ajudam a sintetizar as informações, bem como memorizá-las.

A resolução de exercícios de livros didáticos, simulados e provas anteriores são essenciais para ajudar a fixar o conteúdo e avaliar o conhecimento adquirido, observando, por exemplo, os tópicos que devem ser revisados ou, até mesmo para reavaliar a forma de estudá-los.

  1.   

Curtidas

0

por Helivania Sardinha dos Santos

Compartilhe:
Artigos de Dicas de estudo de Biologia