Como estudar biologia para o Enem

Você está aqui:

A prova de biologia é aplicada no segundo dia do Enem. A disciplina faz parte da área de conhecimento chamada Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com química e física.

Os estudantes são avaliados na prova de Ciências da Natureza por meio de 45 questões objetivas de múltipla escolha. As perguntas podem fazer referência a uma área específica da biologia, mas também é comum que sejam abordadas questões interdisciplinares, ou seja, que envolvam duas ou mais disciplinas.

Para quem está preparando-se para o Enem, fica a questão: sabendo disso, como estudar biologia para o Enem? Se esse for o seu caso, confira, a seguir, cinco dicas.

Temas de ecologia sempre estão presentes na prova de biologia do Enem.
Temas de ecologia sempre estão presentes na prova de biologia do Enem.
  1. Revisar o conteúdo

No Biologia Net, você encontra artigos de diversos temas produzidos por professores da disciplina. Os textos possuem linguagem acessível e dinâmica, o que possibilita a revisão das principais áreas da biologia a qualquer momento e de forma rápida.

Há nele vários textos sobre genética, ecologia, botânica, zoologia, saúde e bem-estar, e muito mais! Caso queira estudar algo específico, é só buscar na home o que deseja saber.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  1. Conhecer a prova

A dica é ler com cuidado e atenção as provas de Ciências da Natureza do Enem dos últimos cinco anos, pelo menos. Sublinhar ou grifar o que chamar a atenção é uma ideia interessante.

Saber qual é o estilo e a formatação das questões é fundamental para não ser pego de surpresa. Embora as perguntas mudem a cada edição do exame educacional, é bem provável que o modo de medir o conhecimento dos estudantes nas provas seguintes de biologia do Enem seja semelhante ao das anteriores.

É comum, por exemplo, que as questões apresentem figuras, tabelas e gráficos. Assim, uma forma de estudar biologia para o Enem é conhecer o estilo delas, seu nível de dificuldade e o tempo necessário para resolvê-las.

Confira um exemplo de questão do Enem 2019:

Algumas questões da prova de biologia do Enem têm tabelas.
Algumas questões da prova de biologia do Enem têm tabelas.

Leia também: Baixe as provas anteriores do Enem com os gabaritos

  1.  Dominar temas mais cobrados

As provas de biologia do Enem costumam cobrar alguns temas com maior frequência. Confira os cinco principais e a porcentagem em que caíram nos últimos anos:

1º lugar: sistema imunitário (9,9%)

2º lugar: ecossistema (8,5%)

3º lugar: fundamentos da ecologia (8,5%)

4º lugar: DNA e RNA (5,6%)

5º lugar: genética (5,6%)

Além disso, na prova podem ser cobrados assuntos do cotidiano ou temas mais discutidos na sociedade. Portanto, é interessante ficar atento aos acontecimentos do Brasil e do mundo. A boa notícia é que os professores do Biologia Net estão sempre ligados e escrevendo sobre os episódios em questão.

Leia também: Temas que mais caem em biologia no Enem

  1.  Fazer exercícios e simulados

Depois de ver a teoria, vale a pena investir tempo na prática. A melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios. Além de medir o conhecimento, fazer questões proporciona mais agilidade e melhora o raciocínio.

Outra forma de estudar biologia para o Enem é fazer simulados como se eles fossem o exame nacional mesmo. Nesse momento, é importante estar num lugar silencioso e cômodo e determinar um tempo para resolver as questões.

É importante destacar que, quanto mais você praticar, maior a sua chance de acertar. Então, caso sejam contabilizadas poucas respostas corretas no início, deve-se persistir na quantidade de resolução de exercícios. Com o tempo, virão índices de acerto cada vez maiores.

Leia também: Acesse o simulado gratuito do Enem

  1. Ver a correção comentada

Depois de conhecer a fundo a prova de biologia do Enem e de resolver simulados sobre a disciplina, é hora de ver como foi seu índice de erros e acertos.

Para finalizar, a recomendação é ler a correção comentada das provas do Enem feita por professores da área. Os profissionais explicam como poderia ser resolvida cada questão. Você pode não ter acertado o item, mas aprenderá a melhor forma de solucioná-lo.

Você também pode conferir a correção comentada das questões no simulado on-line do Enem que está disponível no link anterior.

Crédito imagem

Laymanzoom / Shutterstock

Por Silvia Tancredi

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados