Evolução

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo.
Os fósseis, sem sombra de dúvidas, são umas das principais evidências da evolução
Os fósseis, sem sombra de dúvidas, são umas das principais evidências da evolução

A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia. Segundo Stephen Jay Gould,de todos os conceitos fundamentais nas ciências da vida, a evolução é o mais importante e também o mais mal compreendido”. É através do estudo dessa área que conseguimos entender como as formas de vida encontradas na Terra atualmente estão aqui e que processos elas sofreram durante o tempo, fornecendo-nos, assim, a história da vida no planeta.

A evolução biológica pode ser definida como as modificações nos organismos através do tempo. Segundo essa teoria, todos os organismos apresentam um ancestral comum e todas as espécies hoje existentes são resultados de contínuos processos de mudanças. Admite-se, portanto, que todas as espécies não são fixas e estão em constante modificação.

Dentre as pioneiras e mais conhecidas ideias evolucionistas, destacaram-se as propostas por Lamarck e Darwin. A teoria de Lamarck baseava-se em dois pontos principais: a transmissão dos caracteres adquiridos e a lei do uso e desuso. Segundo esse naturalista, estruturas utilizadas com frequência desenvolvem-se e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. O pesquisador também afirmava que aquelas características adquiridas durante a vida eram passadas para os descendentes. Esse foi o ponto principal para a queda de sua hipótese.

Darwin, por sua vez, propôs uma teoria em que a base era a ancestralidade comum e a seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais aptos a viver em um determinado ambiente sobrevivem e, com isso, têm mais chances de reproduzir-se e transmitir suas características aos seus descendentes. Sendo assim, o ambiente seleciona o mais adaptado.

Como a teoria de Darwin foi proposta quando os conhecimentos em Genética eram inexistentes, muitos pontos ficaram sem explicação. O principal deles era como essas características eram transmitidas. Após o entendimento de mecanismos genéticos, tais como recombinação gênica e mutação, a teoria de Darwin foi aperfeiçoada e surgiu o Neodarwinismo ou Teoria Moderna da Evolução.

Diante da importância de entender a Evolução e os mecanismos que atuam nesse processo, separamos uma seção destinada exclusivamente a esse tema. Aqui você encontrará as principais teorias evolutivas, conhecerá os fatores que confirmam a evolução, além das novidades e avanços no conhecimento evolutivo.

Bons estudos!


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Curtidas

0

por Vanessa Sardinha dos Santos

Compartilhe:
Artigos de Evolução