Ciclo celular

Você está aqui:

Ciclo celular corresponde aos processos que ocorrem na célula após seu surgimento até o seu processo de divisão celular, o qual dará origem a duas células. Durante esse período, a célula passa por diversos processos, como crescimento celular, multiplicação de seu material genético e divisão celular. O tempo de duração do ciclo celular varia entre os diferentes tipos de célula e é dividido em duas fases: interfase e mitose.

Leia mais: Diferença entre mitose e meiose

Fases do ciclo celular

O ciclo celular é constituído por duas fases, interfase e mitose.

1 - Interfase

Durante um tempo, acreditava-se que nada acontecia na célula entre o surgimento da célula e sua divisão. No entanto, nessa fase, a célula encontra-se em intensa atividade metabólica, sendo observado também o seu crescimento. A interfase é a fase mais longa do ciclo celular e dividi-se em três estapas: G1, S e G2.

• G1: nessa etapa, conhecida como “primeiro intervalo”, ocorre a síntese de proteínas e RNA. O tempo de duração dela é o mais variável entre os diferentes tipos celulares;

• S: nessa etapa, conhecida como “síntese”, ocorre a divisão do material genético. Essa é a fase mais longa da interfase;

• G2: nessa etapa, conhecida como “segundo intervalo”, ocorre a síntese de proteínas, como a tubulina, que formará os microtúbulos do fuso mitótico, e RNA. No entanto, isso acontece em menor quantidade do que na etapa G1. O período de duração dessa etapa é proporcional ao da G1.

→ É importante destacar que durante todas as etapas da interfase estarão ocorrendo a síntese de proteínas e a produção das estruturas celulares.

→ Algumas células não passam pelo processo de divisão celular, diz-se, então, que essas células permanecem em uma etapa G1 prolongada ou etapa G0.

O ciclo celular pode ser dividido em duas grandes fases: a interfase e a mitose (divisão da célula).
O ciclo celular pode ser dividido em duas grandes fases: a interfase e a mitose (divisão da célula).

2 - Mitose

Após o período de crescimento celular e preparação para a divisão celular, que ocorre durante a interfase, a célula, enfim, divide-se em uma fase denominada mitose. Na mitose ocorre a formação de duas células-filhas idênticas à célula parental. A mitose divide-se em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

• Prófase: nessa etapa os cromossomos já se apresentam duplicados como cromátides-irmãs, unidas pelos centrômero e ao longo de seus braços; ocorre a condensação da cromatina e ela torna-se mais visível ao microscópio óptico; inicia-se a formação do fuso mitótico (composto por microtúbulos e centrossomos); e, ao final dela, os nucléolos desaparecem.

• Prometáfase: nessa etapa, os cromossomos tornam-se mais condensados; os centrossomos deslocam-se para os polos das células; ocorre a fragmentação do envelope nuclear; e cada cromatina apresentará um cinetocoro (estrutura proteica presente no centrômero).

• Metáfase: nessa etapa, os cromossomos posicionam-se no plano equatorial da célula (placa metafásica) com as cromátides-irmãs ainda unidas pelos centrômeros; é nela que os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Anáfase: nessa etapa, as cromátides-imãs separam-se; os cromossomos-filhos liberados deslocam-se para extremidades opostas da célula; a célula alonga-se; as duas extremidades da célula passam a apresentar conjuntos duplicados e equivalentes de cromossomos.

• Telófase: nessa etapa, ocorre a formação dos núcleos celulares e seus envoltórios; os nucléolos reaparecem; os microtúbulos do fuso desaparecem; e os cromossomos tornam-se menos condensados. Ao final dela, a mitose está completa.

A mitose é um tipo de divisão celular responsável por gerar duas células-filhas idênticas à parental.
A mitose é um tipo de divisão celular responsável por gerar duas células-filhas idênticas à parental.

Com as duas últimas fases da mitose ocorre a citocinese, que se encerra após a telófase, completando a divisão. Na citocinese ocorre a divisão do citoplasma. Em células animais, esse processo é caracterizado pela formação do sulco de clivagem, dividindo a célula em duas.

Já em células vegetais, não há formação do sulco de clivagem e a citocinese caracteriza-se pelo aparecimento de uma camada, denominada lamela média, junto à qual as membranas celulares são formadas. A lamela média mantém unidas, na região equatorial da célula, as paredes primárias de células adjacentes.

Leia também: Diferença entre as células animais e vegetais

Controle do ciclo celular

O ciclo celular apresenta mecanismos de controle que regulam seus processos, como a síntese de proteínas e a divisão celular. Esses mecanismos são de extrema importância, pois a proliferação descontrolada das células, por exemplo, pode resultar na formação de tumores.

Os mecanismos de controle do ciclo celular atuam como um sistema de liga/desliga, de forma que o próximo evento inicia-se com o término do evento anterior do ciclo celular. Na maioria das células eucarióticas, esses mecanismos atuam nos chamados pontos de verificação, ou pontos de transição reguladora. Existem três pontos principais, como veremos a seguir:

• Primeiro ponto de verificação ou ponto de restrição: é ao final da fase G1 e impede a continuação do ciclo quando as condições não são adequadas.

• Ponto de verificação G2/M: desencadeia os eventos mitóticos que levam ao alinhamento dos cromossomos na placa metafásica.

• Terceiro ponto de verificação: é a transição entre metáfase e anáfase, na qual ocorre a estimulação para a separação das cromátides-irmãs, levando, assim, à conclusão da mitose e à realização da citocinese.

O início do evento seguinte do ciclo só é ativado se não são detectados problemas intra ou extracelulares.

Leia também: Meiose: fases dessa divisão celular

Resumo do ciclo celular

• O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células.

• O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose.

• A interfase é uma fase de intensa atividade metabólica e crescimento celular.

• A interfase é dividida em três etapas: G1, S e G2.

• A mitose é um processo de divisão celular, pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental.

• A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

• Citocinese é o processo de divisão do citoplasma.

• O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase.

• O ciclo celular apresenta mecanismos que controlam seus processos.

• Na maioria das células eucarióticas, os mecanismos de controle do ciclo celular atuam nos denominados pontos de verificação. 

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados