Salmonella

Você está aqui:

Salmonella é um gênero de bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae. Nesse gênero, podem ser encontradas duas espécies, a Salmonella bongori e a Salmonella enterica, sendo essa última mais patogênica.

Essas bactérias podem causar doenças tanto no homem quanto em outros animais, sendo as principais causadoras de infecções alimentares. Dentre as doenças causadas por Salmonella, podemos destacar a salmonelose, que é caracterizada por dor abdominal, vômitos e diarreias. O contágio acontece, principalmente, pela ingestão de alimentos crus ou malcozidos que estejam contaminados.

Leia também: Doenças causadas por bactérias

O que é Salmonella?

Salmonella é um gênero de bacilos (bactérias com forma de bastonete) gram-negativos, anaeróbios facultativos (utilizam o oxigênio no processo de obtenção de energia, no entanto, em sua ausência, podem realizar processos anaeróbios, como a fermentação), geralmente móveis e pertencentes à família Enterobacteriaceae. Essas bactérias são encontradas no trato intestinal de diversos animais, inclusive no homem.

As principais bactérias causadoras de infecção alimentar no mundo são do gênero Salmonella.
As principais bactérias causadoras de infecção alimentar no mundo são do gênero Salmonella.

Como estão presentes no intestino de animais, essas bactérias são liberadas nas fezes e apresentam grande resistência nesse ambiente, podendo permanecer viáveis por anos nas fezes secas. Ao ser lançadas no ambiente, podem contaminar o solo e a água. Essas bactérias também podem resistir a longos períodos de congelamento. No entanto, é importante destacar que são pouco resistentes ao calor, não suportando temperaturas maiores que 70 ºC.

No gênero Salmonella, estão presentes duas espécies, a Salmonella bongori e a Salmonella enterica. A Salmonella bongori raramente está associada a doenças no homem. Já a espécie Salmonella enterica é uma das principais causadoras de infecções alimentares em humanos, como veremos a seguir.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Doenças causadas por Salmonella

Como já evidenciado, esse gênero pode ser causador de algumas doenças, tendo a espécie Salmonella enterica como uma das principais causadoras de infecções alimentares. Dentre as doenças causadas por essa espécie, podemos destacar:

  • Febre tifoide: a contaminação ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados, bem como por contato direto com o doente, estando associada às condições precárias de saneamento e higiene. Entre os sintomas dessa doença, estão febre alta, dor de cabeça, indisposição, diarreia, falta de apetite, convulsões, delírio e manchas rosadas. O tratamento é realizado com uso de antibióticos, mediante indicação médica.

A ingestão de água contaminada pode causar enfermidades, como a febre tifoide.
A ingestão de água contaminada pode causar enfermidades, como a febre tifoide.
  • Salmonelose: essa é a zoonose mais comum em todo o mundo, sendo assim, um problema de saúde pública. A contaminação ocorre geralmente por meio da ingestão de alimentos crus ou malcozidos contaminados, principalmente alimentos de origem animal. Entre seus sintomas, estão febre, dor de cabeça, falta de apetite, náuseas e vômitos, diarreia com ou sem presença de sangue e dor abdominal. O tratamento consiste em hidratação e alívio dos sintomas. O uso de antibióticos só ocorre em alguns casos, conforme necessidade e indicação médica.

Acesse também: Importância do uso correto dos antibióticos

Sintomas de contaminação por Salmonella

Geralmente as contaminações por Salmonella apresentam alguns sintomas em comum, como febre, diarreia e vômito. No entanto, esses sintomas podem variar em gravidade, dependendo do estado de saúde do paciente, bem como do tipo de infecção.

Prevenção de doenças causadas por Salmonella

Para se prevenir de doenças causadas por Salmonella, algumas medidas são importantes, como:

  • Saneamento básico adequado;

  • Manter fossas longe de cisternas;

  • Fazer uso de água tratada;

  • Lavar as caixas d'água a cada seis meses ou em tempo menor, se necessário;

  • Lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e do preparo delas;

  • Higienizar bem alimentos que serão consumidos crus, como frutas, verduras e legumes;

  • Evitar o consumo de alimentos de origem animal crus ou malpassados;

  • Higienizar bem os utensílios utilizados no preparo dos alimentos;

  • Beber leite fervido ou pasteurizado;

  • Evitar o consumo de ovos crus e malcozidos e armazená-los sob refrigeração;

  • Manter os alimentos armazenados de forma adequada;

  • Observar a data de validade dos alimentos antes de consumi-los.   

Por Biologia Net

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados