Ossos da mão

Os ossos da mão formam o punho, a palma da mão e os dedos. No total, temos 27 ossos em cada mão e mais de 20 articulações.
Radiografia em que podem ser vistos os ossos de duas mãos.
Os ossos da mão nos permitem realizar diferentes tarefas, como manipular objetos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

Os ossos da mão são responsáveis por formar, junto com músculos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, a extremidade dos nossos membros superiores. No total, cada mão possui 27 ossos, os quais são geralmente divididos em três grupos: os ossos do punho, os ossos da palma da mão e os dedos.

O punho é formado por oito ossos. Já a palma da mão, por cinco ossos. Os dedos, por sua vez, por três ossos, com exceção do polegar, que é composto por dois ossos.

Leia também: Os 206 ossos que formam o esqueleto humano

Resumo sobre ossos da mão

  • A mão possui 27 ossos.

  • O punho apresenta oito ossos.

  • A palma da mão é formada por cinco ossos.

  • Cada dedo da mão é formado por três ossos, com exceção do polegar, que apresenta apenas dois ossos.

  • Em cada mão é possível observar mais de 20 articulações.

  • Nas mãos observam-se articulações radiocárpicas, intercárpicas, carpometacárpicas, metacarpofalângicas e interfalangeanas.

Quantos e quais são os ossos da mão?

A mão, apesar de ser uma estrutura relativamente pequena do nosso corpo, apresenta uma quantidade considerável de ossos. Em cada uma dessas estruturas, são encontrados 27 ossos, divididos em ossos do punho, da palma da mão e dos dedos.

É importante salientar que, além de ossos, as extremidades dos membros superiores também são formadas por estruturas como músculos, nervos, vasos sanguíneos, tendões e ligamentos.

[publicação_omnia]

Nomes dos ossos da mão

Os ossos da mão, como salientado anteriormente, estão divididos em três grupos:

Ilustração dos ossos da mão com os nomes correspondentes a eles.
Observe atentamente os nomes dos ossos da mão.
  • Ossos do punho: totalizam oito ossos e são chamados de cárpicos ou ossos do carpo. Esses ossos estão dispostos em duas fileiras com quatro ossos cada uma. Na fileira proximal estão os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, estão os ossos hamato, capitato, trapezoide e trapézio.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ossos da palma da mão: totalizam cinco ossos, chamados de ossos metacarpianos ou ossos do metacarpo. Esses ossos radiam-se do punho e articulam-se com os ossos dos dedos.

  • Ossos dos dedos: em cada dedo temos três ossos, com exceção do polegar, que apresenta apenas dois ossos. Os ossos que formam os dedos são chamados de falanges. Os ossos que apresentam três falanges apresentam a falange proximal, a média e a distal. O polegar possui apenas a falange proximal e a distal.

Saiba mais: Por que algumas pessoas nascem com um dedo a mais nas mãos ou nos pés?

Quais articulações estão presentes nas mãos?

O local de união entre dois ou mais ossos é denominado articulação. Em cada mão é possível observar 27 ossos e mais de 20 articulações. Nas mãos, observam-se as seguintes articulações:

  • radiocárpicas,

  • intercárpicas,

  • carpometacárpicas,

  • metacarpofalângicas e

  • interfalangeanas.

Na região do punho, por exemplo, podemos identificar a presença de articulações radiocárpicas e intercárpicas. As chamadas articulações radiocárpicas ocorrem entre a extremidade distal do osso rádio, um disco articular e três ossos da fileira proximal dos ossos que formam o punho. As intercárpicas, por sua vez, acontecem entre os ossos cárpicos.

As articulações chamadas de carpometacárpicas são aquelas que ocorrem entre a porção distal dos ossos carpais e basais dos ossos metacarpais. As articulações denominadas metacarpofalângicas, por sua vez, ocorrem entre as extremidades distais dos metacarpais e as extremidades proximais das falanges. Por fim, temos as articulações interfalangeanas, que acontecem entre as falanges.