Panda-vermelho

O panda-vermelho é um animal solitário que possui cabeça redonda, focinho curto e orelhas triangulares. Seu pelo marrom tem um aspecto avermelhado, e suas patas são pretas.
Panda-vermelho no galho de uma árvore.
O panda-vermelho passa a maior parte de seu tempo em cima das árvores.
Imprimir
Texto:
A+
A-

Panda-vermelho é um mamífero encontrado em florestas de climas temperados e que passa grande parte de seu dia sobre as árvores. É um animal solitário, territorial e que se apresenta mais ativo durante o entardecer, amanhecer e à noite. Possui cabeça redonda, focinho curto e orelhas triangulares. A sua cauda é longa e apresenta um padrão anelado.

A coloração do pelo é avermelhada na superfície do corpo, e a barriga é negra, assim como suas patas. No rosto observam-se pelos brancos e manchas marrom-avermelhadas sob os olhos. A espécie é onívora, porém se alimenta principalmente de bambu. A gestação do panda-vermelho é de cerca de quatro a cinco meses, e a ninhada é composta de um a quatro filhotes. Esses animais se reproduzem apenas uma vez ao ano.

Leia também: Urso panda — saiba o que torna essa espécie diferente do panda-vermelho

Resumo sobre o panda-vermelho

  • O panda-vermelho apresenta pelos marrom-avermelhados, brancos e pretos cobrindo seu corpo.

  • Os pelos do panda-vermelho ajudam na camuflagem e proteção contra o frio.

  • A cabeça do panda-vermelho é redonda, seu focinho é curto, e suas orelhas são pontiagudas.

  • O panda-vermelho apresenta-se mais ativo no anoitecer, entardecer e amanhecer.

  • O panda-vermelho é essencialmente arborícola.

  • O bambu é a principal fonte de alimento do panda-vermelho.

  • Apesar de se alimentar basicamente de bambu, o panda-vermelho é um animal onívoro.

  • A gestação do animal dura de quatro a cinco meses.

Características do panda-vermelho

O panda-vermelho é um animal de cabeça redonda, focinho curto e orelhas eretas e pontiagudas. Possui uma cauda longa que apresenta um padrão de cores em anéis, os quais alternam-se entre vermelho e amarelo. A parte superior de seu corpo possui coloração marrom-avermelhada, enquanto sua barriga é preta.

As pernas do animal também são pretas, e a sola de seus pés apresenta pelos brancos. O rosto do panda-vermelho possui pelos predominantemente brancos, e há marcas marrom-avermelhadas sob os olhos. Além de garantir proteção contra o frio, sua pelagem ajuda na camuflagem.

Os pandas-vermelhos têm cerca de 56 a 62 cm de comprimento, e sua cauda possui entre 37 e 47 centímetros, sendo uma cauda relativamente longa. Esses animais pesam entre 3,7 e 6,2 kg. Outra característica importante é que eles possuem um falso polegar, o qual usam para se alimentar e se agarrar em árvores. Esse falso polegar é formado por uma extensão do osso sesamoide.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificação taxonômica do panda-vermelho

O panda-vermelho é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Ailuridae e gênero Ailurus. A espécie é Ailurus fulgens.

Como vive o panda-vermelho?

Os pandas-vermelhos são animais solitários e que se apresentam mais ativos durante a noite e ao entardecer e amanhecer. O animal é arborícola, tímido e territorial. Os pandas-vermelhos comunicam-se entre si de várias formas, incluindo exibições visuais, como arquear a cauda e as costas, e marcações com urina, fezes e secreções glandulares.

Veja também: Coala — outro mamífero que passa a maior parte de sua vida nas árvores

Qual é o habitat do panda-vermelho?

O panda-vermelho é um animal que passa grande parte de seu dia em cima de árvores, descendo apenas quando necessário. Esses animais vivem em regiões de clima temperado em florestas decíduas e coníferas. Normalmente, nessas florestas está presente um sub-bosque de bambu e árvores ocas. De acordo com a IUCN, essa espécie atualmente é encontrada no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.

Panda-vermelho deitado em uma árvore coberta por neve.
Os pelos do panda-vermelho estão relacionados com a camuflagem e conservação da temperatura.

Qual é a alimentação do panda-vermelho?

O panda-vermelho é um animal onívoro, entretanto sua alimentação baseia-se na ingestão de folhas novas e brotos de bambu. Estima-se que o bambu seja responsável por cerca de 98% da dieta do panda-vermelho. Outros alimentos que podem estar presentes na dieta do panda-vermelho são frutas, gramíneas, raízes, ovos de pássaros e insetos.

O panda-vermelho está em extinção?

Pandas-vermelhos podem viver até 14 anos, entretanto vivem em média de oito a dez anos. No ambiente natural, um dos principais predadores do panda-vermelho é o leopardo-das-neves. Atualmente, a espécie está classificada como em perigo pela IUCN, e a tendência populacional é de queda. Entre as ameças podemos citar a caça e a destruição de seu habitat.

Saiba mais: Animais ameaçados de extinção — como são classificados?

Reprodução do panda-vermelho

Os pandas-vermelhos são animais solitários que, geralmente, são avistados com outros pandas apenas na estação reprodutiva. Esses animais se reproduzem apenas uma vez por ano, e a maturidade sexual é atingida quando esses animais atingem entre 18 e 20 meses.

Durante a temporada reprodutiva, os machos e fêmeas se acasalam com diferentes parceiros. A gestação do panda-vermelho é de cerca de quatro a cinco meses, e a ninhada é composta por um ou até quatro filhotes.

A fêmea, antes de dar à luz seu filhote, prepara um ninho onde sua cria ficará por cerca de 90 dias. Inicialmente, a fêmea passa quase 90% do tempo com seu filhote, porém, depois de uma semana, passa a ficar mais tempo longe do ninho, retornando para amamentar e limpar o local. Machos não possuem papel no cuidado dos filhotes, e os filhotes permanecem com a mãe até a próxima estação reprodutiva.