Somatotrofina

Você está aqui:
A somatotrofina (GH), ou hormônio do crescimento, é produzida pela hipófise e sua função é estimular o crescimento dos tecidos. A deficiência de GH pode provocar o nanismo.

A somatotrofina, ou hormônio do crescimento (GH: iniciais do inglês growth hormone), é um hormônio secretado pela adeno-hipófise e sua ação ocorre principalmente no fígado. Esse órgão libera sustâncias semelhantes à insulina para estimular o crescimento de tecidos, como ossos e cartilagens.

A ação desse hormônio contribui para o aumento da estatura dos jovens durante a puberdade. A sua ausência, ou mesmo baixa secreção (hipossecreção), retarda o crescimento, chegando até mesmo a impedir o desenvolvimento do esqueleto dos indivíduos.

Indivíduos com deficiência na secreção de GH podem apresentar o nanismo hipofisário e geralmente possuem baixa estatura, cerca de 1,2 m. No entanto, se descoberto precocemente, esse tipo de nanismo pode ser tratado com o uso de hormônio de crescimento humano (HGH) ou HGH recombinante, que, a partir dos anos 80, com o avanço da tecnologia do DNA recombinante, passou a ser produzido em bactérias, sendo o mais utilizado atualmente em tratamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto a baixa secreção desse hormônio desencadeia o nanismo hipofisário, a sua hipersecreção antes da puberdade pode levar ao gigantismo. Um indivíduo com essa desordem pode chegar até a 2,7 m de altura. No entanto, no indivíduo adulto, que já apresenta-se desenvolvido, a hipersecreção acarreta uma enfermidade denominada de acromegalia, que significa extremidade gigante, em razão do aumento de espessura de ossos do crânio, face e extremidades. Muitas vezes a hipersecreção ocorre por causa da presença de tumores na hipófise, que, se não tratados, podem destruí-la e causar a morte do indivíduo.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

A somatotrofina estimula o crescimento dos tecidos
A somatotrofina estimula o crescimento dos tecidos
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados