A próstata é uma glândula pertencente ao sistema genital masculino. Possui o formato de uma ameixa e peso médio de 20 gramas em um indivíduo adulto. Normalmente a glândula muda de tamanho durante a vida do homem, crescendo de acordo com a produção de testosterona.
A próstata localiza-se na frente do reto e logo abaixo da bexiga, o que facilita o exame de toque retal. No seu interior passa a uretra, o canal que conduz a urina. Por essa razão, alterações na glândula afetam diretamente o processo de micção (evacuação da urina).
→ Funções da próstata
A próstata possui como função a produção de fluidos que nutrem e protegem os espermatozoides, as células reprodutivas do homem. O líquido produzido por ela é fino, leitoso e alcalino. Juntamente aos líquidos produzidos pelas glândulas bulbouretrais e pela vesícula seminal, além dos espermatozoides, esse líquido produzido na próstata forma o esperma.
→ Alterações na próstata
É comum que, em homens mais velhos, a próstata aumente consideravelmente de tamanho. Como a uretra passa no interior dessa glândula, o aumento da próstata ocasiona a diminuição do fluxo de urina, uma vez que comprime a uretra. Essa condição, conhecida como hiperplasia prostática benigna, é comum após os 40 anos de idade e, apesar de ser benigna, pode desencadear problemas como infecções e surgimento de cálculos.
A próstata também pode sofrer com infecções e inflamações, uma condição chamada genericamente de prostatite. Esse problema pode causar inchaço, eliminação de sangue e pus na urina, além de ardência ao urinar.
O câncer de próstata também é um problema comum que acomete essa glândula e leva vários homens à morte anualmente. A doença está relacionada principalmente com a idade, histórico familiar e hábitos de vida pouco saudáveis. Normalmente, não há sintomas nos estágios iniciais da doença, que é detectada apenas em exames de rotina, como toque retal e o PSA (antígeno prostático específico)
→ Quando é importante procurar um médico?
É importante procurar um médico sempre que o homem sentir dores e dificuldades para urinar, urinar várias vezes durante a noite, apresentar sensação de não esvaziamento da bexiga e/ou observar presença de sangue na urina. Para avaliar o câncer de próstata, é importante fazer consultas periódicas ao médico. Geralmente, recomenda-se a realização do toque retal e da dosagem do PSA em homens acima dos 50 anos. Indivíduos que apresentam histórico familiar da doença devem ser examinados a partir dos 45 anos.
Por Ma. Vanessa dos Santos