Cinco sentidos

Você está aqui:
Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato.

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

Receptores sensoriais

Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.

De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:

- Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.

- Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.

- Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fonorreceptores.

Os cinco sentidos

VISÃO

A visão é o sentido responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens. O órgão responsável por receber esse estímulo é o olho, que possui células fotossensíveis na retina.

As células fotorreceptoras do olho humano são chamadas de cones e bastonetes. Esses últimos encontram-se em maior quantidade que os cones e são responsáveis pela percepção das formas. Os cones, por sua vez, relacionam-se com a percepção de cores.

AUDIÇÃO

A audição é o sentido responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor. O órgão responsável por esse sentido é a orelha, que pode ser dividida em orelha externa, média e interna.

Na orelha interna, estão localizadas os mecanorreceptores responsáveis pela audição. Eles estão localizados mais precisamente na cóclea, uma estrutura em forma de espiral também chamada de caracol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

PALADAR

O paladar é o sentido responsável por perceber os sabores básicos dos alimentos. Como ele está intimamente relacionado com o olfato, quando estamos gripados, os gostos não são tão acentuados.

A percepção dos sabores é possível graças à presença das papilas gustativas, estruturas que contêm em seu interior células sensoriais quimiorreceptoras. As papilas estão distribuídas principalmente na língua, mas podem ser encontradas no palato, faringe, epiglote e laringe.

OLFATO

O olfato é o sentido responsável pela captação das partículas presentes no ar. É por meio desse sentido que conseguimos sentir os cheiros no ambiente. Alguns autores estimam que o ser humano seja capaz de diferenciar cerca de 10 mil odores.

O órgão responsável pelo olfato é o nariz, e os quimiorreceptores responsáveis por captar as partículas estão localizados no alto da cavidade nasal. A região onde estão localizados os receptores é denominada de epitélio olfatório.

TATO

O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura. Os variados mecanorreceptores responsáveis por esse sentido estão distribuídos ao longo da pele, mucosas e em algumas vísceras. Como exemplo desses receptores, podemos citar os corpúsculos de Pacini, de Meissner e Ruffini.


Por Ma. Vanessa dos Santos

 

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

O olfato é o sentido responsável pela captação de odores
O olfato é o sentido responsável pela captação de odores
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados