Cerebelo

Você está aqui:
O cerebelo está localizado na fossa craniana posterior e, entre suas várias funções, está o controle do equilíbrio
O cerebelo está localizado na fossa craniana posterior e, entre suas várias funções, está o controle do equilíbrio

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis. Essa estrutura apresenta ainda uma região superficial, chamada de córtex cerebelar, uma parte intermediária, denominada de substância branca, e uma porção mais interna, onde são encontrados os núcleos do cerebelo ou núcleos centrais.

O córtex é formado por três camadas, que podem apresentar partes distintas de acordo com a suas conexões. A substância branca é constituída por dois conjuntos de fibras nervosas e, como em todo o sistema nervoso central, é a via de transmissão dos impulsos nervosos. Já os núcleos do cerebelo ou núcleos centrais são constituídos por uma massa de substância cinzenta, formada pelos corpos dos neurônios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções do cerebelo

O cerebelo recebe informações sobre a posição de articulações, comprimento dos músculos, estímulos auditivos e visuais. Além disso, ele ajusta os impulsos provenientes do cérebro e, a partir dessas informações, controla:

  • Os movimentos voluntários do corpo;

  • A postura;

  • A aprendizagem motora;

  • O equilíbrio;

  • Tônus muscular.

Curiosidade: Quando acontecem lesões cerebelares, os seus principais sintomas são denominados de ipsilaterais, pois eles ocorrem do mesmo lado em que houve a lesão. As lesões na região denominada de vérmis apresentam sinais e sintomas no tronco. Já as lesões ocorridas nos hemisférios manifestam-se nos membros.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe: