Tipos de respiração dos animais

Você está aqui:
A respiração pulmonar está presente em todos os vertebrados terrestres e em alguns animais marinhos
A respiração pulmonar está presente em todos os vertebrados terrestres e em alguns animais marinhos

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo. O oxigênio é essencial para a realização do metabolismo celular, e o dióxido de carbono é o gás resultante desse processo.

A respiração ocorre de diferentes maneiras nos diversos grupos de animais, dependendo do ambiente em que vivem e da sua morfologia. No entanto, em todas as formas, as trocas gasosas ocorrem por difusão em uma superfície úmida.

Tipos de respiração dos animais

1. Difusão simples: essa forma de respiração é comum em animais de pequeno porte, como alguns endoparasitas, e que vivem em ambientes aquáticos, como cnidários. A troca gasosa ocorre através da membrana celular diretamente com a água circundante. Em alguns animais, como as esponjas, as trocas acontecem através das células epiteliais e difundem-se para as mais profundas do organismo. Os anfíbios também apresentam esse tipo de respiração, cuja troca ocorre através da pele, que é úmida e bastante vascularizada. Nos anfíbios, a respiração através da pele (cutânea) auxilia a pulmonar, também presente nesses animais.

2. Traqueal: as traqueias são invaginações da parede do corpo de alguns animais, como os insetos, que se ramificam até chegar aos tecidos mais profundos. São revestidas de quitina e terminam em células que se estendem, podendo formar capilares nos tecidos. Essas células são cheias de líquido, que permite a difusão e a consequente troca gasosa entre essas estruturas e os tecidos adjacentes. As traqueias comunicam-se com o exterior por um orifício denominado espiráculo. A respiração filotraqueal ou pulmotraqueal, que ocorre nos escorpiões e aranhas, é semelhante à traqueal e consiste em um conjunto de tubos que se comunicam com capilares sanguíneos, onde acontecem as trocas gasosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Branquial: as brânquias são filamentos delgados cobertos por epiderme e bastante vascularizados, permitindo que as trocas gasosas ocorram com o sangue. Esse tipo de respiração realiza-se em muitos animais aquáticos.

A respiração branquial está presente em muitos animais aquáticos, como algumas espécies de peixes
A respiração branquial está presente em muitos animais aquáticos, como algumas espécies de peixes

4. Pulmonar: esse tipo de respiração verifica-se em todos os vertebrados terrestres e alguns animais aquáticos. Animais que apresentam esse tipo de respiração possuem um órgão denominado pulmão, que é uma câmara revestida internamente por epitélio úmido e vascularizado. Sua parede apresenta câmaras vascularizadas, os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. O número de alvéolos e de vascularização varia entre os grupos animais. Esse é o tipo de respiração que se realiza na espécie humana.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: