Escherichia coli

Você está aqui:
A Escherichia coli é uma bactéria que vive no intestino de muitos animais e é comumente utilizada em estudos de Biologia Molecular. Algumas estirpes são patogênicas.
Escherichia coli apresenta algumas estirpes prejudiciais, causadoras de várias patologias
Escherichia coli apresenta algumas estirpes prejudiciais, causadoras de várias patologias

A Escherichia coli é uma bactéria gram-negativa pertencente à família Enterobacteriaceae. É comumente utilizada em estudos de Biologia Molecular. Essa bactéria vive no intestino de muitos animais, inclusive do homem, sem lhes causar qualquer prejuízo. Todavia, algumas estirpes são prejudiciais e causam várias patologias.
 

→ Doenças causadas pela Escherichia coli

Dentre as patologias causadas por essas estirpes, podemos destacar diarreias de várias intensidades, podendo levar até mesmo à morte, causadas por bactérias enteropatogênicas. Em pacientes internados, a Escherichia coli é a segunda maior causadora de diarreia infantil, principalmente em países que apresentam um saneamento básico precário. Em primeiro lugar, está o rotavírus.

A Escherichia coli também é bastante associada a infecções do trato urinário. Trata-se das bactérias uropatogênicas. Essas bactérias foram encontradas com frequência em amostras coletadas em mulheres e crianças.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas de contaminação por Escherichia coli

Os principais sintomas causados após a contaminação por Escherichia coli são:

  • Diarreia aquosa

  • Desidratação

  • Infecção do trato urinário

  • Meningite
     

Profilaxia

As principais medidas de prevenção contra as doenças causadas por Escherichia coli estão relacionadas a uma boa estrutura sanitária, sendo necessária a realização de tratamento de água e esgoto. É necessária também uma boa higiene pessoal, como lavar sempre as mãos antes de preparar os alimentos e se alimentar.
 

Tratamento

Ao surgirem os sintomas, um médico deverá ser procurado para encaminhar a melhor forma de tratamento. Em casos de diarreia, é essencial iniciar de imediato uma reidratação. Quando o tratamento não é realizado de forma adequada, essas patologias podem desencadear processos mais graves, podendo levar à morte.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados