Hipotermia

Você está aqui:
A hipotermia consiste na queda da temperatura do corpo humano para um valor inferior ou igual a 36°C, o que pode desencadear graves problemas de saúde e até a morte.

Animais homeotérmicos conseguem manter a temperatura de seus corpos em um limite ideal para o seu funcionamento. Na espécie humana, essa temperatura ideal está em torno de 37 °C e pode variar entre 36,1 °C e 37,2 °C. No entanto, quando essa temperatura cai para um valor abaixo ou igual a 36 °C, inicia-se um quadro de hipotermia, que pode causar problemas sérios de saúde e até mesmo a morte. Esse quadro pode ser causado pela perda da capacidade homeotérmica – por causa do uso de drogas ou problemas de saúde, por exemplo – e pela exposição ao frio extremo.


Tipos de hipotermia

A hipotermia pode ser classificada em três tipos, de acordo com a variação da temperatura.

Hipotermia leve (34 °C a 32 °C): Nessa fase, o cérebro reage para tentar combater o frio e, assim, causa os primeiros sintomas, como tremor, hipertensão, taquicardia, vasoconstrição, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hipotermia moderada (32°C a 28°C): entre outros sintomas, a frequência cardíaca e respiratória começam a diminuir e, com ela, o nível de consciência da pessoa.

Hipotermia profunda (menor que 28°C): Nessa fase, entre outros sintomas, podem ocorrer apneia, edema pulmonar, arritmias ventriculares e coma.

Cada tipo de hipotermia merece uma atenção especial, pois cada organismo reage a ela de uma maneira. No entanto, uma atenção maior deve ser dada a idosos, crianças e enfermos.


Primeiros socorros em casos de hipotermia

Em casos de hipotermia, enquanto aciona-se um serviço de emergência, a pessoa deve ser retirada do frio e envolvida em mantas e agasalhos para ser aquecida. Caso a vítima esteja consciente, dê-lhe bebidas quentes (não alcoólicas) e mantenha-a acordada.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

A hipotermia pode ser causada pela perda da capacidade homeotérmica e pela exposição ao frio extremo.
A hipotermia pode ser causada pela perda da capacidade homeotérmica e pela exposição ao frio extremo.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados