Beribéri

Você está aqui:
Beribéri é uma enfermidade causada pela falta de vitamina B1 no organismo. Dentre seus sintomas, podemos citar a diminuição da força muscular e o comprometimento cardíaco.

Beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1. A deficiência de vitamina B1 pode ser gerada por diversos fatores, dentre eles podemos destacar uma alimentação inadequada e rica em carboidratos simples.

O beribéri é uma doença que tem tratamento, no entanto, se este não realizado de forma adequada, ela pode levar à óbito. A seguir falaremos mais sobre essa doença, suas causas, sintomas, formas de prevenção, assim como seu tratamento.

Causas do beribéri

A deficiência de nutrientes traz impactos negativos para a saúde. Como dito, o beribéri é causado pela deficiência de vitamina B1 no organismo. A vitamina B1 é uma vitamina hidrossolúvel (que se dissolve em água) e facilmente eliminada pelo organismo, assim é importante o seu consumo diário. A deficiência da vitamina B1 pode ser causada pelos seguintes fatores:

  • Alimentação inadequada, com grande consumo de carboidratos simples (que são absorvidos rapidamente pelo organismo, sendo fonte de energia imediata, como açúcares, arroz branco, também conhecido como arroz polido, pão branco, biscoitos e massas);

  • Ingestão de bebidas alcoólicas;

  • Distúrbios digestivos que impedem a absorção dessa vitamina;

  • Pacientes em hemodiálise;

  • Pacientes com tireotoxicose (síndrome decorrente do excesso de hormônios da tireoide circulantes no organismo), entre outros fatores.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas do beribéri

A deficiência de vitamina B1 pode causar sintomas como irritabilidade, perda de apetite e fraqueza. Trata-se de um quadro que pode ser revertido com mudanças na alimentação. No entanto, quando essa deficiência agrava-se, a doença beribéri instala-se e os sintomas são mais severos, podendo, inclusive, levar à morte. Desses sintomas, podemos citar:

  • Formigamento e dormência nos membros;

  • Diminuição da força muscular;

  • Paralisias;

  • Comprometimento dos nervos periféricos;

  • Comprometimento cardíaco (pode levar à insuficiência cardíaca).

Leia também: Parada cardiorrespiratória - causas, tratamento, sequelas

Tratamento e prevenção do beribéri


Manter uma alimentação saudável é umas das formas de prevenir-se diversas doenças, como o beribéri.

O beribéri, atualmente, não é uma doença que ocorre com frequência na população, não sendo observado surto no país há anos. No entanto, desde 2006, em alguns estados, como Maranhão, Roraima e Tocantis, têm sido diagnosticados casos de beribéri. Esses casos estão associados principalmente às populações que apresentam uma dieta pobre em vitamina B1, sendo os principais constituintes de suas dietas: arroz branco ou polido, mandioca, farinha de mandioca e farinha branca.

A prevenção de beribéri, assim como de várias outras doenças, está associada principalmente a uma alimentação balanceada. São alimentos ricos em vitamina B1: as carnes, principalmente vísceras de porco e vaca; os legumes, como o feijão, sendo que este é um dos alimentos mais ricos em vitamina B1; as frutas; e as folhas.

O tratamento do beribéri é realizado por meio da mudança na dieta do paciente — assim, uma alimentação saudável faz parte tanto da prevenção quanto do tratamento da doença —, além da administração da vitamina B1. A administração da vitamina B1 deve ser realizada mediante recomendação médica. Não se automedique.

Leia também: Diferença entre fruta e fruto

Vitamina B1 ou Tiamina


A vitamina B1 pode ser obtida por meio da alimentação, sendo o feijão uma de suas principais fontes.

A vitamina B1, também denominada de tiamina, é uma vitamina hidrossolúvel e deve ser consumida diariamente em pequenas quantidades. A vitamina B1 atua no metabolismo de carboidratos e também na transmissão de impulsos nervosos.

A sua deficiência severa causa atrofia muscular, paralisia e até mesmo a morte. A sua deficiência de forma mais moderada também pode causar prejuízos à saúde, como depressão, irritabilidade, fadiga, palpitações cardíacas, comprometimento dos nervos periféricos, confusão mental, entre outros.

A vitamina B1 ou tiamina está presente em alimentos, como grãos integrais, legumes e carnes (porco, cordeiro, vaca e aves). É importante destacar a importância de inserir na alimentação diária os grãos integrais, pois, no processo de polimento de arroz e na produção de farinha branca, ocorre a retirada de tiamina.

A tiamina também é perdida parcialmente no processo de cozimento dos alimentos, assim é importante acrescentar alimentos crus, como cenoura e beterraba, na alimentação diária. Além disso, deve-se ficar atento ao tempo de cozimento dos alimentos, sendo que uma forma de aproveitar também a vitamina perdida no processo de cozimento é utilizar a água desse processo na produção de molhos.

O beribéri apresenta como um de seus sintomas o formigamento e dormência dos membros.
O beribéri apresenta como um de seus sintomas o formigamento e dormência dos membros.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados