Alergia

Você está aqui:
Alguns sintomas clássicos de alergia são espirros, coriza, manchas na pele e olhos lacrimejantes
Alguns sintomas clássicos de alergia são espirros, coriza, manchas na pele e olhos lacrimejantes

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A Alergia é uma resposta sistêmica, imediata e intensa do sistema imunológico a determinados antígenos (proteínas estranhas ao organismo e que estimulam a produção de anticorpos), denominados de alérgenos. Geralmente, as alergias envolvem anticorpos (proteínas de defesa que atacam os antígenos) do tipo IgE, cuja concentração auxilia na identificação do alérgeno e no acompanhamento da doença.

→ Causas da alergia

Quando o organismo entra em contato com um antígeno, a produção de anticorpos é estimulada. Os anticorpos ligam-se a células chamadas de mastócitos (produtoras de histamina) e basófilos (um tipo de leucócito, célula de defesa), que liberarão histamina (substância que dilata os vasos) e outras substâncias, causando a reação alérgica.

Os alérgenos que podem desencadear alergias são diversos. Dessa forma, eles podem ter origem vegetal (grãos de pólen, por exemplo), origem animal (pelos, picadas de insetos) e medicamentos. Atualmente há um crescimento de alergias desencadeadas por alérgeno alimentar. Entre os alimentos que mais desencadeiam reações alérgicas, podemos citar: leite, ovos, amendoim, camarão e soja.

→ Sintomas da alergia e choque anafilático

Os sintomas clássicos da alergia são espirro, coriza, prurido, olhos lacrimejantes, por exemplo. No entanto, em alguns casos, esses sintomas são mais graves e podem causar uma reação denominada de choque anafilático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesses casos, podem ocorrer a contração da musculatura lisa dos pulmões, contração dos bronquíolos (sintomas esses que afetam a respiração), náuseas, dor abdominal, arritmias, entre outros sintomas que, devido à gravidade e intensidade, podem levar à morte.

→ Diagnóstico e tratamento da alergia

Além da avaliação clínica, exames complementares podem ser solicitados para o diagnóstico da alergia. Os exames podem ser testes cutâneos, de resposta imediata, ou laboratoriais. O tratamento deverá ser realizado de acordo com a intensidade da reação alérgica e o tipo de alérgeno.

Os medicamentos denominados anti-histamínicos bloqueiam os receptores de histamina, diminuindo os sintomas da alergia. Porém, diante de uma reação alérgica a qualquer alérgeno, evite um novo contato e procure assistência médica.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: