16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Você está aqui:

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 do mês de outubro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura (FAO) em 1981 e tem como objetivo levar à reflexão sobre os problemas relacionados à alimentação e nutrição, buscando também a elaboração de medidas efetivas para combatê-los. A cada ano, um tema é escolhido e as ações são delimitadas sobre ele. Em mais de 150 países, ocorrem celebrações com a realização de diversos eventos.

Origem do Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação teve origem em 1981. A data escolhida para essa celebração foi 16 de outubro, a mesma data da criação da FAO no ano de 1945, em Quebec, no Canadá. A FAO é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso à alimentação e que essa seja de boa qualidade.

O Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura em 1981, é celebrado anualmente no dia 16 de outubro.
O Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura em 1981, é celebrado anualmente no dia 16 de outubro.

Com a criação do Dia Mundial da Alimentação, a FAO objetivou atrair a atenção dos governantes e da população em geral para a conscientização a respeito dos problemas alimentares em todo o mundo, bem como buscar estratégias de combate à fome, à desnutrição, à pobreza e suas causas, garantindo segurança alimentar a todos.

Leia também: Pirâmide alimentar – quantidades adequadas de cada tipo de alimento

Objetivos da FAO

A FAO, mediante sua missão de garantir uma alimentação de qualidade para todos os povos, apresenta como objetivos:

os recursos naturais, incluindo a terra, a água, o ar, o clima e os recursos genéticos, em benefício das gerações presentes e futuras.”sustentável “erradicar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição; erradicar a pobreza e fomentar o progresso econômico e social para todos; bem como gerir e utilizar de forma

Além dos objetivos gerais, a FAO apresenta também os objetivos estratégicos, que são as áreas que deverão ser trabalhadas de forma a alcançar seus objetivos principais. Os objetivos estratégicos, segundo a Organização, são:

  • Ajudar a eliminar a fome, a insegurança alimentar e a má nutrição;

  • Tornar a agricultura, a silvicultura e as pescas mais produtivas e sustentáveis;

  • Reduzir a pobreza rural;

  • Promover sistemas agrícolas e alimentares inclusivos e eficientes;

  • Aumentar a resiliência dos meios de subsistência face a catástrofes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estado da insegurança alimentar e da fome no mundo

Atualmente, a população mundial é de cerca de 7,7 bilhões de pessoas, dentre elas, 820 milhões são afetadas pela fome. Esse número tem crescido nos últimos anos e é um dado preocupante. Em 2015, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, os representantes de 193 países reconheceram que a fome é um dos maiores desafios globais e comprometeram-se a adotar medidas de forma a buscar a erradicação da fome e a promoção de uma vida digna a todos os povos de maneira sustentável, nos 15 anos que se seguiriam. Infelizmente, os dados atuais mostram que esse objetivo ainda está difícil de ser alcançado, pois o número de pessoas sem acesso a alimento suficiente tem aumentado.

Observou-se um aumento da fome em países onde o desenvolvimento econômico está estagnado. Na região da América Latina e do Caribe, houve um aumento nos últimos anos, e a América do Sul apresenta a maior concentração de subnutridos. A África é a região mais preocupante, pois é a que apresenta a maior taxa de fome do mundo e esse número continua a aumentar.

Além da fome, outra preocupação é a qualidade da alimentação da população. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a alimentos seguros, de qualidade, nutritivos e suficientes. O aumento do número de pessoas com obesidade também é um fator preocupante.

Um problema que merece destaque no debate sobre a alimentação é o crescente aumento de casos de obesidade.
Um problema que merece destaque no debate sobre a alimentação é o crescente aumento de casos de obesidade.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas, “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo”, enquanto cerca de 49 milhões de crianças menores de 5 anos apresentam baixo peso, 40 milhões estão com sobrepeso; entre crianças e adolescentes em idade escolar, o sobrepeso atinge cerca de 338 milhões; adultos obesos são cerca de 672 milhões, indicando que a cada 8 indivíduos adultos, 1 apresenta obesidade. É importante lembrar que a obesidade é um fator de risco para diversas doenças, como a diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Veja também: IMC: um dos métodos que medem a adequação da massa corporal

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

Estima-se que, no ano de 2050, a população mundial seja de cerca de 9 bilhões de pessoas. Diante disso, é importante pensar em estratégias que garantam um aumento na produtividade para que todas as populações sejam beneficiadas com uma alimentação que seja de qualidade e que seja produzida de forma sustentável.

Assim, no Dia Mundial da Alimentação, busca-se atrair a atenção para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando sobre a necessidade da produção alimentos com a parceria de diversos segmentos.

Além disso, esse dia é importante para fortalecer a cooperação entre os países na luta contra a fome, subnutrição e pobreza, promovendo, por exemplo, transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento. Um dos principais focos de debate é a produção agrícola de alimentos, assim, esse momento serve também para encorajar a população rural a participar das tomadas de decisões que influenciam as suas condições de vida.

Leia mais: Alimentação saudável: veja dicas importantes

Temas do Dia Mundial da Alimentação

Todo ano um tema é escolhido para ser trabalhado no Dia Mundial da Alimentação. Veja alguns dos temas trabalhados nas últimas décadas desde a criação da data, no ano de 1981.

Ano

Tema

1981

Alimentação em primeiro lugar

1983

Segurança alimentar

1984

Mulheres na agricultura

1986

Os pescadores e a comunidade pesqueira

1989

Alimentação e o meio ambiente

1994

A água como fonte de vida

1995

Alimentação para todos

2007

O direito à comida

2011

Os preços dos alimentos - da crise à estabilidade

2013

Sistemas sustentáveis agrícolas para segurança alimentar e nutricional

2016

O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também.

2019

Dietas saudáveis para um mundo de #fomezero

Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados