Epiglote

Você está aqui:
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa presente na laringe. Sua principal função é evitar a passagem de alimentos do sistema digestório para o sistema respiratório.

A epiglote (do grego, epi = sobre, em cima; glottis = laringe) é uma lâmina de cartilagem elástica em forma de folha presente na laringe. Essa estrutura encontra-se fixada à porção mediana do osso hioide e à cartilagem tireoide e é recoberta por um epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.

A faringe, situada na região que denominamos de garganta, é o ponto de comunicação entre o sistema respiratório e o sistema digestório e, por isso, está ligada à laringe e ao esôfago. A laringe é uma estrutura presente no sistema respiratório e está ligada às traqueias, que se ligam aos pulmões. Por sua vez, o esôfago, presente no sistema digestório, está ligado ao estômago. O alimento que segue pela faringe deve ser impedido de adentrar na traqueia, pois isso pode causar a sua obstrução, o que impediria a passagem de ar (engasgamento). Quando isso ocorre, uma tosse vigorosa ou manobras específicas podem promover a sua desobstrução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Função da epiglote

A epiglote atua impedindo a passagem de alimentos para a traqueia. Durante a respiração, a traqueia permanece aberta, e um esfíncter – estrutura que atua como válvula impedindo a passagem de material entre alguns compartimentos do sistema digestório – mantém o esôfago fechado. Na ingestão alimentos, quando o bolo alimentar chega à faringe, a laringe movimenta-se inclinando a epiglote, o que impede a passagem de alimento para a traqueia. Nesse momento, o esfíncter relaxa e permite que o alimento passe para o esôfago. Depois disso, a traqueia abre-se novamente.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

A epiglote direciona o alimento para o esôfago, o que evita a obstrução do sistema respiratório
A epiglote direciona o alimento para o esôfago, o que evita a obstrução do sistema respiratório
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados