Húmus

O húmus é uma substância constituída de matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente no processo de digestão das minhocas.
As minhocas produzem o húmus pela decomposição da matéria orgânica durante o processo de digestão

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão. Essa substância apresenta coloração escura, é inodora, de textura leve e homogênea e rica em nutrientes.

→ Qual a importância do húmus?

As minhocas alimentam-se de matéria orgânica presente nos solos enquanto cavam túneis. De toda essa matéria orgânica ingerida nesse processo, 60% é eliminada na forma de húmus. Esses animais são bastante utilizados no processo de reciclagem de resíduos orgânicos, pois, durante o processo de digestão, a matéria orgânica é enriquecida por diversas substâncias facilmente assimiláveis pelas plantas e que auxiliam em sua nutrição, desenvolvimento e resistência.

O Húmus causa diversas modificações no solo. Além de atuar como adubo, ele une diversos minerais, o que aumenta a capacidade de retenção de água, e forma agregados que promovem maior aeração do solo. O húmus também age sobre os organismos presentes no solo, reduzindo a incidência de pragas, entre outras contribuições.

Minhocultura e os resíduos orgânicos domiciliares

Com o crescimento das grandes cidades, é indispensável que se busquem formas de dar um melhor destino ao lixo produzido. Os resíduos orgânicos domiciliares podem ser utilizados na produção de húmus usado como adubo, o que evitaria que mais lixo fosse levado aos aterros sanitários, atraísse animais que transmitem doenças e aumentasse a poluição dos solos e corpos d'água.

Uma forma de realizar a reciclagem de lixo orgânico é fazer a sua decomposição por meio de um processo natural, biológico, com a ação de micro-organismos nas usinas de compostagem. Atualmente, podemos encontrar também as usinas de vermicompostagem, nas quais as minhocas participam do processo de transformação desses resíduos em adubo orgânico de qualidade.

Por Helivania Sardinha dos Santos