5 cuidados importantes durante a gestação

Você está aqui:

No momento da gestação, a futura mamãe pode passar os noves meses preocupada ou seguir estas cinco dicas para se proteger nesse momento tão especial. Seguindo esses cuidados, as mulheres podem reduzir o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e outras complicações. Além disso, ela conquistará a confiança de que precisa para o sucesso da gestação. Confira cinco dicas para se cuidar durante esse momento tão especial!

1 - Mantenha uma alimentação saudável

Comer bem é muito importante, uma vez que a mulher é a fonte principal de nutrientes para a criança. Os alimentos que ela come hoje se tornarão partes do pequeno bebê. Com isso, não é o momento de fazer uma dieta de baixa caloria e economizar em nenhum grupo alimentar.

Durante a gestação, é também importante tomar alguns cuidados a mais na alimentação para evitar intoxicações alimentares. São eles:

  • Certificar-se de que todas as carnes e peixes estejam totalmente cozidos;
  • Evitar o consumo de peixes que contenham altos níveis de mercúrio, como a garoupa, espadarte, malacanthidae e tubarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2 - Considere o uso de suplementos

Suplementação é crucial, mesmo porque não importa o quão cuidadosa a mulher seja na alimentação, é muito provável que falte dois nutrientes importantes na gravidez: o ácido fólico e o ferro. Uma boa suplementação pré-natal precisa incluí-los na dieta. Observe o que acontece na falta desses dois nutrientes:

  • Ácido fólico: a carência de ácido fólico aumenta o risco de defeitos congênitos no cérebro e na coluna do bebê;
  • Ferro: a ausência de ferro aumenta a chance de o bebê nascer prematuro ou com baixo peso.

A maioria dos profissionais recomenda que as mulheres comecem a tomar vitaminas pré-natais diariamente antes de engravidar e continuem a usá-las durante a gravidez até que parem de amamentar. Lembrando que o suplemento pré-natal ideal deve ser sempre escolhido por um médico.

3 - Não fume e não beba

Não fumar e beber bebidas alcoólicas parece óbvio, mas bebês em crescimento não conseguem lidar com essas substâncias. Quanto mais você fuma, mais limita o fornecimento de oxigênio ao bebê e aumenta os riscos de parto prematuro e até aborto. É uma boa ideia evitar o fumo passivo também.

Da mesma forma, os profissionais dizem que não há nível seguro de álcool durante a gravidez. O álcool pode danificar o cérebro do bebê e causar um problema chamado Síndrome Alcoólica Fetal. Até mesmo o pouco consumo tem sido associado a dificuldades de aprendizado e problemas de comportamento na infância. Portanto, é indicado não beber e procurar um médico caso você esteja com problemas para parar.

4 - Tenha cuidado com o uso de medicamentos

A medicação não deve ser evitada, porém a orientação médica é essencial na gravidez. Nos casos de hipertensão ou diabetes, por exemplo, os medicamentos podem ser essenciais para a saúde. O médico deve ser sempre consultado antes do consumo de qualquer medicamento, até os analgésicos e remédios para alergias.

Algumas opções serão sempre mais seguras que outras. Como exemplo, a aspirina e o ibuprofeno podem aumentar o risco de aborto espontâneo. Já no caso do paracetamol, é um analgésico que pode ser tomado durante a gravidez, mas sem exageros e sob orientação médica.

5 - Conte com a segurança de um plano de saúde

Contratar um plano de saúde pode evitar qualquer frustração e muitos problemas na gestação. É necessário consultar um médico várias vezes durante a gravidez, com mais frequência ainda se for de alto risco. Pensando nisso, para amenizar os gastos com consultas e exames e garantir a saúde da mãe e do bebê, é possível encontrar soluções para economizar com um plano de saúde barato que atenda às suas necessidades.

Esses cinco cuidados são muito importantes para manter a mãe e seu bebê seguros, mas não são as únicas formas para proteger a sua gestação. Informar o médico responsável sobre qualquer preocupação e seguir as recomendações são imprescindíveis

Por Biologia Net

Curtidas

0

Compartilhe: