Pirâmides ecológicas

Você está aqui:
As pirâmides ecológicas são diagramas pelos quais é possível representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Existem três tipos de pirâmides: número, biomassa e energia.

As pirâmides ecológicas são formas gráficas de representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar. As pirâmides são formadas por retângulos superpostos, sendo cada nível trófico representado por um retângulo, cujas dimensões são equivalentes aos valores apresentados por cada nível. A base da pirâmide representa o nível dos produtores; em seguida, são representados os consumidores. O nível dos decompositores não é representado nas pirâmides ecológicas.

Tipos de pirâmides

Pirâmide de números: representa o número de indivíduos presentes na cadeia alimentar. Cada retângulo representa o número de indivíduos de cada nível trófico. A pirâmide de números não leva em consideração o tamanho dos indivíduos ou biomassa, assim, pode ser representada de forma invertida, ou seja, tendo sua base menor que o topo. Isso ocorre quando a quantidade de produtores é menor que a de consumidores.

Pirâmide de biomassa: representa a quantidade de biomassa em cada nível medida em um determinado momento. A maioria das pirâmides desse tipo estreita-se em direção ao topo, uma vez que a transferência de biomassa é ineficiente entre os níveis tróficos. No entanto, algumas pirâmides podem apresentar-se invertidas, pois alguns produtores reproduzem-se tão rapidamente quanto são consumidos, assim, no momento da medição, observa-se uma biomassa menor dos produtores em relação aos consumidores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pirâmide de energia: representa a quantidade de energia, ou a produção líquida, em cada nível trófico. Assim, pode-se observar a quantidade de energia que é perdida em cada transferência na cadeia. Como a medição é feita por unidade de área ou volume e por unidade de tempo, ela pode indicar a produtividade de um ecossistema, assim, não há a representação invertida dessa pirâmide. No entanto, perde-se um pouco de informação porque nela não estão representados os decompositores.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Nas pirâmides de número, cada retângulo indica o número de indivíduos presentes em cada nível trófico
Nas pirâmides de número, cada retângulo indica o número de indivíduos presentes em cada nível trófico
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados