Cisticercose

Você está aqui:
A cisticercose é causada pela ingestão de ovos de Taenia solium e, mais raramente, de Taenia saginata. A neurocisticercose é uma das formas mais graves dessa doença.

 A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia solium e, mais raramente, de Taenia saginata, vermes platelmintos da família Taenidae e classe Cestoda.

Ciclo da Taenia e contaminação

As Taenia solium e T. saginata apresentam como hospedeiros intermediários, respectivamente, suínos e bovinos, nos quais ocorre apenas a fase larvar de seu ciclo de vida. No estômago desses animais, seus ovos têm suas cascas destruídas, e a larva, denominada oncosfera, é liberada. A oncosfera perfura a parede do estômago e instala-se nos músculos e, ao fixar-se, toma a forma de uma vesícula cheia de líquidos, denominada cisticerco.

O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação). No intestino, as oncosferas são liberadas, passam para a circulação e podem, em seguida, alojar-se em diversas partes do corpo, como pele, músculos, olhos (cisticercose ocular) e, na forma mais grave, no sistema nervoso central (neurocisticercose).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cisticercose diferencia-se da teníase pelo fato desta última ser causada pela ingestão do cisticerco, que é a forma larval da Taenia.

Sintomas

Muitas vezes a cisticercose pode ser assintomática. Os sintomas, quando presentes, vão ser específicos da área onde a oncosfera instalou-se. Em casos mais graves, como quando se aloja nos olhos (cisticercose ocular), ela pode levar à cegueira. Quando se aloja no sistema nervoso central (neurocisticercose), a cisticercose pode causar cefaleia, epilepsia isolada, hipertensão intracraniana e levar à morte.

Tratamento e profilaxia

O tratamento contra a cisticercose pode ser realizado com medicamentos específicos e cirurgias para remoção e destruição do cisticerco. No entanto, é essencial que se faça a prevenção, que envolve principalmente medidas de saneamento básico e higiene pessoal.  

A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia,  principalmente da Taenia solium
A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia, principalmente da Taenia solium
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados