Órgãos reprodutores da flor

Você está aqui:
A flor apresenta verticilos férteis em que são encontradas as suas estruturas reprodutivas, o androceu e o gineceu
A flor apresenta verticilos férteis em que são encontradas as suas estruturas reprodutivas, o androceu e o gineceu

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos. Mais externamente na flor, podem ser encontrados os verticilos inférteis (cálice e corola), cujo conjunto denomina-se perianto. Mais internamente, encontram-se os verticilos férteis, os quais contêm as partes férteis da flor. Essas partes são:

Androceu: é o órgão reprodutor masculino e é constituído por estames. Eles são constituídos por um filete em cuja extremidade encontra-se uma antera bilobada que contém sacos polínicos. Os estames produzem os grãos de pólen, que darão origem aos gametas masculinos;

Gineceu: é o órgão reprodutor feminino e é constituído por carpelos. O carpelo é formado por estigma, estilete e ovário. O ovário é a porção basal do carpelo, onde se encontram os óvulos. O gineceu pode ser formado por um único carpelo (gineceu unicarpelar) ou por vários carpelos (gineceu pluricarpelar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As flores podem ser classificadas quanto ao tipo de verticilo fértil que apresentam. Assim, elas podem ser:

  • Perfeita, hermafrodita ou monóclina: apresenta os dois verticilos férteis (androceu e gineceu);

  • Imperfeita, unissexuada ou díclina: apresenta apenas um dos verticilos férteis (androceu ou gineceu). Se a flor apresentar apenas androceu, é denominada de estaminada, e se apresentar apenas o gineceu, é denominada pistilada.

A planta que apresenta flores estaminadas e pistiladas em um mesmo indivíduo é denominada monoica; quando apresenta flores estaminadas e pistiladas em indivíduos diferentes, ela é denominada dioica.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe: